Terça, 14 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
CONPIALPER superbanner posição 3
Teresina - Teresina

Postada em 14/06/2018 ás 07h48 - atualizada em 14/06/2018 ás 07h54

Publicada por: Redação

Fonte: PMT

Firmino Filho assina Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O prefeito Firmino também apresentou a política climática da cidade.
Firmino Filho assina Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

Foto: Renato Bezerra

O prefeito Firmino Filho assinou na noite desta quarta-feira, durante o Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (Fórum CB27), o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Por meio do Pacto, a Prefeitura de Teresina se compromete a nos próximos três anos fazer o diagnóstico da cidade em relação à mudança do clima, estabelecer metas para reduzir as emissões que produzem esse processo, bem como elaborar um plano de ação para atingir essas metas.

 Para o prefeito Firmino Filho, esse pacto tem a importância de mostrar o compromisso da capital com o meio ambiente. “Precisamos evoluir no que diz respeito ao trabalho que é desenvolvido e que tem relação com a mudança climática na nossa cidade. Esse tema da sustentabilidade deve fazer parte da agenda da cidade e deve ser debatido e do interesse de todos, tendo em vista que tem relação com a qualidade de vida das pessoas”, disse Firmino, que é o nono prefeito de capitais a assinar o Pacto no país.

 Por meio do Pacto, a Prefeitura de Teresina se compromete a fazer o seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, medir quanto Teresina emite, e ver como a cidade vai ser afetada pela mudança do clima. “A perspectiva do que Teresina emite e muito do que as capitais emitem tem a ver com transporte e mobilidade, mas também tem emissões relacionadas a resíduos, tudo de resíduos que é produzido, a maneira como esse resíduo é tratado, saneamento e uso de energia. As vulnerabilidades da cidade também interferem. Então, depois de assinar esse Pacto o próximo passo que Teresina tem que cumprir é estabelecer uma meta para reduzir essas emissões e para reduzir também essas vulnerabilidades e o terceiro ponto é fazer um plano de ação para trabalhar para atingir essa meta”, explicou Bruna Cerqueira, coordenadora de Relações Institucionais/Governos Locais de Sustentabilidade.

 Durante o evento, que iniciou ontem e segue até sexta no Bristol Gran Hotel Arrey, o prefeito Firmino também apresentou a política climática da cidade e falou sobre os desafios e oportunidades que vê para o desenvolvimento local da capital do Piauí. Com o tema “Inovação e Soluções Locais pelo Clima”, o Encontro Nacional do Fórum CB27 é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), e pelas organizações Fundação Konrad Adenauer e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

 O objetivo principal é apresentar tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas. Buscará, ainda, identificar tendências e debater o papel das capitais na implementação dessas abordagens inovadoras.

 Hoje, o encontro segue aberto ao público, das 9h às 11h, com o espaço intitulado de “Como aliar tecnologia e inovação em prol da Sustentabilidade?”, que será mediado pelo Coordenador Nacional do CB27 e Secretário de Inovação e Cidade Sustentável de Salvador, André Fraga, e contará com a apresentação de organizações referência no setor de tecnologia e inovação e sua interface com clima e sustentabilidade.

 

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Reunião define novo local para acomodação de brinquedos para crianças

Oeiras Por Thainah Cortez

Gilmar Fontes toma posse como presidente do STTR de Oeiras

Simplício Mendes Por Francisvaldo da Silva Rocha

Representantes dos ACE e ACS estão em Brasília correndo contra o tempo pra sancionar a MP 827

Antônio Almeida Por Leonardo Soares

PRIMEIRO PROCESSO ELEITORAL

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Prefeitura de Colônia do Gurgueia comprou novos equipamentos para UBSs da sede e das comunidades

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium