Sexta, 17 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
CONPIALPER superbanner posição 3
Tecnologia - Estudo

Postada em 11/08/2018 ás 09h27 - atualizada em 11/08/2018 ás 11h31

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: Tech Tudo

Redes sociais são usadas para manipular pessoas; entenda
O estudo foi recém publicado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra.
Redes sociais são usadas para manipular pessoas; entenda

No Brasil e no mundo, agências governamentais e partidos políticos têm explorado plataformas de redes sociais para espalhar notícias sensacionalistas ou falsas, censurar informações e minar a confiança na mídia, em instituições públicas e na ciência. É o que aponta um estudo recém publicado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, “Desafiando a Verdade e a Confiança: Um Inventário Global da Manipulação Organizada nas Mídias Sociais”.

Os pesquisadores acreditam que, na era digital, a manipulação da opinião pública através das redes sociais — como Facebook, Twitter, Instagram — é uma perigosa ameaça à democracia.

Com a capacidade de atingir grandes públicos com interesses específicos em um só lugar, ao mesmo tempo em que é possível se comunicar de forma pessoal com os indivíduos, as redes se mostram meios muito atrativos para a propaganda política e social. Em diversos países, campanhas divisoras já aumentaram tensões étnicas, ressuscitaram movimentos nacionalistas, intensificaram o conflito político e até resultaram em crises políticas.

No Brasil, de acordo com a pesquisa, o uso de práticas desonestas na Internet para influenciar as pessoas acontece desde 2010. Contas fake, bots, mensagens de distração, entre outras práticas, foram usadas durante duas campanhas presidenciais e o impeachment. Contratos entre partidos políticos e as empresas que viabilizam essas práticas têm valores de até R$ 10 milhões, como mostra o relatório. 

Segundo a pesquisa, períodos eleitorais ou de referendos são os momentos mais propícios para essas ações. Líderes nacionais, partidos e candidatos utilizam a propaganda digital para influenciar eleitores e alterar os resultados de votações. 

Uma técnica notável de manipulação é o uso de comentaristas pagos que interagem com usuários reais, seja em redes sociais, fóruns online, blogs, sites de notícias ou outras plataformas. O estudo afirma que governos e organizações políticas usam o método para guiar discussões como por exemplo, atacando a oposição ou montando campanhas de difamação.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Secretarias de Educação e Saúde realizam parceria para cuidar da visão de estudantes

Antônio Almeida Por Leonardo Soares

Você Pode, mas assim Não Pode. Parte 5 (Final)

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Prefeitura e Secretarias reunem dezenas de gestantes no CRAS em São João do Arraial

São Pedro do Piauí Por Mário Paiva

Deputado Mainha destina mais de 1 milhão para construção de Praça da Juventude em São Pedro do Piauí

Valença Por Thiago Maciel

Senador Ciro Nogueira supera ex-presidente Lula em ascensão financeira

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium