Quinta, 20 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
Lagoinha do Piauí

Lagoinha do Piauí

Mysael Santana Correspondente do município.
Cidades - Capacitação

Postada em 14/09/2018 ás 12h35 - atualizada em 14/09/2018 ás 13h06

Publicada por: Mysael Santana

Fonte: ASCOM/PM

Prefeitura Realiza capacitação para profissionais da rede de proteção
Prefeitura Realiza capacitação para profissionais da rede de proteção e proteção a criança
Prefeitura Realiza capacitação para profissionais da rede de proteção

Mysael Santana

 

A Prefeitura Municipal de Lagoinha do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA realiza nesta sexta-feira, 14 de setembro de 2018, a 1ª Capacitação para Profissionais da Rede de Proteção, Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente.

A capacitação conta com palestras e rodas de conversas ministradas por Raimundo Rêgo, representante da Associação de conselheiros Tutelares do Estado do Piauí – ACONTEPI e ex conselheiro tutelar do estado; e Raimundo Junior, vice presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, discutindo diversos temas  como: a importância do trabalho em rede; funções e atribuições do conselho tutelar; sistema de informação para a infância e a adolescência – SIPIA; papel, processo de planejamento e execução do CMDCA; e a relação entre CMDCA, Conselho Tutelar e entidades de atendimento.

 

O evento conta com a presença de autoridades municipais como Dr Alcione Barbosa Viana, prefeito municipal; Wanderlândio Rodrigues Leal, vice prefeito; Dra Valda Vilarinho, Secretária de Saúde e Primeira Dama; Ana Clara Soares, Secretária de Assistência Social e presidente do CMDCA; e Jorge Pereira Figueiredo “Zeras”, vereador. Além dos membros do conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, agentes comunitários de saúde, equipe técnica do CRAS, conselho tutelar e representantes da secretária de educação e da saúde. Conselheiros municipais dos municípios de Olho d’agua, Monselhor Gil, Agua Branca e Agricolândia se fazem presente.

 

O artigo 227 da Constituição, adicionado ao que estabelece o artigo 86 do ECA, configura o que denominamos Rede De Proteção Social, e deles podemos extrair o papel de cada um dos segmentos, papel esse que a lei estabelece como dever. Dessa forma, vamos verificar:

 

ECA, art. 86:  “...conjunto articulado de ações governamentais, não governamentais, da União, dos Estados e  dos Municípios.”

 

A capacitação tem por objetivo sensibilizar os profissionais para mudarem a forma atendimento que vem sendo desenvolvido; ter um olhar em que a prioridade seja a defesa, a proteção e a atenção à criança e ao adolescente em situação de violência.

 

O prefeito Doutor Alcione ressalta a importância de capacitações para o município pois apenas através de um processo permanente de capacitação, formação e qualificação os profissionais que atuam nos diversos serviços e políticas setoriais podemos ter uma mudança na forma de olhar, orientar, acompanhar, diagnosticar precocemente e prestar assistência às crianças e adolescentes e suas famílias, com o apoio dos meios de proteção legal.

 

 

 

 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium