Domingo, 24 de junho de 2018
(86) 99915-1055
Brasil - Pesquisa

Postada em 17/11/2017 ás 14h13 - atualizada em 18/11/2017 ás 09h17

Publicada por: Bruna Dias

Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE
A taxa de desocupação registrada para esse segmento foi de 14,6% no terceiro trimestre de 2017, frente a 9,9% dos brancos, segundo a Pnad Contínua.
Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE

Foto: Agência Estado/VEJA

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, mostram que a  falta de emprego atinge mais indivíduos pretos e pardos que os demais. A taxa de desocupação registrada para esse segmento da população foi de 14,6% no terceiro trimestre de 2017, frente a 9,9% dos brancos.

O total de pretos e pardos que buscaram e não conseguiram emprego no período era de 8,3 milhões, dentre 13 milhões desocupados (63,7% do total). Esses dois grupos étnicos representavam 54,9% da população com mais de 14 anos. A remuneração média mensal no terceiro trimestre foi de 1.531 reais, enquanto a dos brancos foi de 2.757 reais, segundo a Pnad Contínua.

Além do desemprego, a taxa de subutilização – que considera também a subocupação, por trabalho inferior a 40 horas semanais – também é maior para pretos e pardos, de 28,3% ante 18,5% dos brancos. Segundo o IBGE, havia 26,8 milhões de brasileiros subutilizados no terceiro trimestre.

Segundo o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os dados indicam a desigualdade no mercado de trabalho brasileiro. “Entre os diversos fatores estão a falta de experiência, de escolarização e de formação de grande parte da população de cor preta ou parda. Isso é um processo histórico, que vem desde a época da colonização. Claro que se avançou muito, mais ainda tem que se avançar bastante, no sentido de dar a população de cor preta ou parda igualdade em relação ao que temos hoje na população de cor branca”, disse o pesquisador.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Altos-PI Por Jair Fran

Real Barça vence equipe do Triângulo e leva 2ª divisão do Campeonato Altoense de Futsal

Piripiri-PI Por Sebastião Silva Neto

Internet rápida e barata é com o Grupo Storm

São Gonçalo do Gurguéia Por Lucas Sena

"Pau de sebo" animou a noite de fogueira em São Gonçalo do Gurguéia

Amarante-PI Por Diogo Costa

Quadrilha Sarrupiá do Sertão dá Show no II Festival Junino em Amarante; veja

Colônia do Gurguéia-PI Por Geney Ribeiro

Escola Aliança do Gurgueia deu um show nas apresentações das quadrilhas juninas

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium