Sábado, 24 de fevereiro de 2018
(86) 99915-1055
Pesquisa

Postada em 17/11/2017 ás 14h13 - atualizada em 18/11/2017 ás 09h17

Publicada por: Bruna Dias

Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE
A taxa de desocupação registrada para esse segmento foi de 14,6% no terceiro trimestre de 2017, frente a 9,9% dos brancos, segundo a Pnad Contínua.
Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE

Foto: Agência Estado/VEJA

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, mostram que a  falta de emprego atinge mais indivíduos pretos e pardos que os demais. A taxa de desocupação registrada para esse segmento da população foi de 14,6% no terceiro trimestre de 2017, frente a 9,9% dos brancos.

O total de pretos e pardos que buscaram e não conseguiram emprego no período era de 8,3 milhões, dentre 13 milhões desocupados (63,7% do total). Esses dois grupos étnicos representavam 54,9% da população com mais de 14 anos. A remuneração média mensal no terceiro trimestre foi de 1.531 reais, enquanto a dos brancos foi de 2.757 reais, segundo a Pnad Contínua.

Além do desemprego, a taxa de subutilização – que considera também a subocupação, por trabalho inferior a 40 horas semanais – também é maior para pretos e pardos, de 28,3% ante 18,5% dos brancos. Segundo o IBGE, havia 26,8 milhões de brasileiros subutilizados no terceiro trimestre.

Segundo o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os dados indicam a desigualdade no mercado de trabalho brasileiro. “Entre os diversos fatores estão a falta de experiência, de escolarização e de formação de grande parte da população de cor preta ou parda. Isso é um processo histórico, que vem desde a época da colonização. Claro que se avançou muito, mais ainda tem que se avançar bastante, no sentido de dar a população de cor preta ou parda igualdade em relação ao que temos hoje na população de cor branca”, disse o pesquisador.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Tragedia em Lagoinha do Piaui apos discussão homem esfaqueia esposa e depois comete suicido

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Demerval Lobão: consultora Contém1g convida interessados para treinamento e oportunidade de negócio

Amarante-PI Por Diogo Costa

PRF e Polícia Civil de Amarante apreendem 40 veículos em ação conjunta

Monsenhor Gil Por Alberto Junior

Vereadores de Monsenhor Gil iniciam atividades neste sábado

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

SEMEC de Olho D'água participa de formação na UFPI

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium