Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Tony Santos
Tony Santos Correspondente do município.
Cidades Relatório
20/11/2017 13h33 Atualizada há 6 anos
Por: Tony Santos

Secretário destaca melhorias da educação na área rural do município de Santa Filomena

O secretário municipal de educação Tony Santos e a administração Seriedade e Trabalho, têm a grata satisfação de apresentar o relatório de benfeitorias e carências das escolas da rede municipal de ensino, localidades na área rural do município de Santa Filomena. As melhorias demonstram a afinidade entre o líder da administração municipal e a secretaria de educação, que em quase 100% das vezes comungam do mesmo pensamento. 

 Dentre as melhorias podemos elencar:

Secretaria Municipal de Educação de Santa Filomena - Piauí.
Secretaria Municipal de Educação de Santa Filomena - Piauí.

Parceria com a fazenda SLC Agrícola na reforma total da Escola Municipal Anita Studer.

Reforma da Escola Municipal Brejo das Meninas em parceria com a ONG. NORDESTA.

Contemplação de 90% das escolas rurais com quadro acrílico.ü Aquisição de impressora para atendimento das escolas rurais: Aldeinha, Lagoa, Canto do Rio, Nova Cruz, Zelândia. 

Já está adquirida impressora/xerocadora para atender necessidades dos alunos e professores da Escola Municipal Anita Studer, na localidade Sete Lagoas. 

Melhorias nas divisórias das salas de aulas escolas rurais com PVC (antes era meia parede com Madeirite de péssima qualidade). A expectativa agora é ampliar as escolas e construir as divisórias com material próprio para construção. 

Melhoria de 80% na Escola Municipal Padre João com reforma do teto, banheiros, cantina, aquisição de ventiladores e forros algumas salas de aulas, planejamento da construção do muro em torno de todo o espaço escolar. 

Contemplação de transporte escolar em várias localidades rurais (que antes não tinham) como: Brejo das Meninas, Santa Fé, Nova Cruz, Malhadinha, Cabeceiras do Angelim via Sete Lagoas, Baixão e Zelândia, em breve beneficiaremos a localidade Pico, no Povoado Matas. 

Reversão do êxodo escolar da localidade Almecegas, oferecendo a continuidade do funcionamento da escola Municipal Santa Helena., que estava ameaçada de fechar pela quantidade de alunos. 

Equipamento de algumas escolas com prateleiras, mesas, cadeiras, pratos, colheres e outros, que antes apresentavam carência, agora foram sanadas em quase 90%. 

Abertura de poços artesianos garantindo Água nas Escola e comunidade, que está em fase de implantação em diversas localidades rurais. 

Recuperação de caixas d’água, placa solar,  sacos de cimento e baterias para placa solar, que haviam sido retiradas das escolas sem a devida justificativa. 

Ainda segundo o secretário Tony Santos, muito ainda precisa melhorar, mas o nosso compromisso de 4 anos ainda está de pé e certamente cumpriremos com todas as nossas obrigações e estaríamos bem melhor se não fosse a herança do mal que recebemos. Como exemplo podemos citar: 

·         A perda de alunos gerada pela falta de atenção da gestão anterior que não cumpriu seu dever de realizar as rematrículas da rede municipal inteira, deixando nossas escolas sem alunos garantidos para o ano de 2017, obrigando assim que a gestão atual fizesse todo o trabalho e isso provocou o atraso no início do ano letivo. 

·         A perda do Programa Novo Mais Educação que a gestão anterior deixou perder, simplesmente por não ter se comprometido a acompanhar até a finalização da adesão a este programa tão importante para nosso município. Essa falta de compromisso causou danos enormes, através dela nosso município perdeu um montante de aproximadamente 560.000 (quinhentos e sessenta mil) reais durante este ano de 2017. 

·         Desvio de verbas que no valor de R$ 72.151, 43 centavos que seria usado para Implantação de Sistema de Abastecimento de Água através da perfuração de poço tubular na localidade Lagoa, Unidade Escolar Sabino Lopes, Zona Rural do Município de Santa Filomena – Piauí, onde o gestor abriu um poço cacimbão que secou em pouco tempo e funcionava de forma precária, deixando a escola carente do serviço e prejudicando os cofres públicos.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A prefeitura, nem tão pouco a secretaria de educação, nestes moldes representados pelo prefeito e secretário correspondente, não podem jamais continuar levando em frente os erros causados pelos antecessores. Jamais iremos autorizar ou colaborar para que alunos sejam transportados de motos para a escola, colocando-os assim em situação de risco, é por isso que contemplamos diversas localidades que não contavam com transportes escolares e temos objetivos de atingir positivamente todas as demais vias das localidades não atendidas, finaliza o secretário Tony Santos.

Fonte: AS3 Notícias
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp