Sexta, 20 de julho de 2018
(86) 99915-1055
Política - Eleições

Postada em 23/11/2017 ás 08h40 - atualizada em 23/11/2017 ás 17h24

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: Isto É

PSDB terá chapa única e dois candidatos a presidente em 2018
A convenção nacional da sigla está marcada para o próximo dia 09.
PSDB terá chapa única e dois candidatos a presidente em 2018

Foto: Divulgação

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22, em Brasília, a comissão eleitoral do PSDB que está organizando a convenção nacional da sigla chegou a um acordo para que haja uma chapa única na disputa pelos 177 cargos do diretório nacional tucano. Esse foi o primeiro passo, segundo dirigentes do partido, para a construção de um consenso entre os dois candidatos ao comando do PSDB: o senador Tasso Jereissati (CE) e o governador Marconi Perillo (GO).

Pela proposta do ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, presidente interino da legenda, os cerca de 450 delegados na convenção marcada para o próximo dia 9, em Brasília, votarão duas vezes: primeiro em um dos dois candidatos a presidente e, na sequência, na chapa única.

Pela fórmula desenhada na cúpula da legenda, o vencedor na votação vai indicar 70% dos cargos da executiva, e o derrotado 30%. “Esse é o primeiro passo para se chegar a um consenso na formação da executiva e, consequentemente, na unidade do partido”, disse ao Estado o deputado federal Silvio Torres (SP), secretário geral do PSDB e membro da comissão eleitoral.

“Se tiver dois candidatos, então o presidente será eleito diretamente pelo voto dos convencionais, o que é inédito no partido. A votação em chapa única do diretório diminui o clima de confronto”, avalia Goldman.

Após o acordo, os tucanos passaram a dizer que a eventual disputa pela presidência do partido pode ocorrer sem deixar traumas. Apesar disso, em outra frente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda tem atua nos bastidores para costurar a candidatura única.

Uma opção para se chegar ao consenso é indicar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para a presidência do PSDB, o que daria flexibilidade para ele viajar o Brasil como pré-candidato à Presidência em 2018.

“O fato é que minha candidatura está absolutamente de pé. Vou até a convenção como candidato a presidente do PSDB, sempre buscando a unidade e o consenso. Ontem à noite falei com FHC, que estava em Washington. A consulta, se concordaria com uma chapa única, já tinha sido feita pelo presidente Goldman. Eu disse que concordo. Na hora da Executiva é outra conversa”, disse Perillo.

A executiva do PSDB deve ser reunir na semana que vem para debater a elaboração do novo estatuto e do programa do partido. Os tucanos não conseguiram, porém, chegar a um consenso sobre a reforma da Previdência e vão liberar a bancada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Prefeito Diego Teixeira participa de apresentação do Rally Piocerá Bike

São Gonçalo do Gurguéia Por Lucas Sena

1ª igreja Batista comemora 02 anos de organização com uma programação especial

Brasileira Por Giva Ferreira

Shows na Praça Zacarias Ferreira no Bairro Estação animarão o aniversário de Brasileira

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Prefeitura de Água Branca apoia realização da IV Copa Água Branca Nordeste de Futebol de Base

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Quadrilha Junina Sertaneja é vice-campeã do Festival Cultural em Campo Largo-PI

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium