Sábado, 21 de julho de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Estudo

Postada em 27/11/2017 ás 13h20 - atualizada em 27/11/2017 ás 13h29

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: G1

Pesquisa encontra 10 mil bactérias e fungos com risco de infecções em roupas íntimas
O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.
Pesquisa encontra 10 mil bactérias e fungos com risco de infecções em roupas íntimas

Foto: Patrícia Teixeira/G1

Uma pesquisa feita em Campinas (SP) com roupas íntimas - calcinhas, cuecas e sutiãs - encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. O risco para a saúde vai desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.

O estudo, feito na Faculdade Devry Metrocamp, analisou 52 peças, sendo 27 novas - com contaminação em 85% por bactérias resistentes -, e 25 usadas - com risco de doenças em 92% delas. Mulheres e homens entre 20 e 55 anos participaram do estudo. Para idosos e crianças, os itens novos integraram as amostras e também geraram preocupação.

"A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. [...] Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave", afirma a doutora em ciência de alimentos, bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira.

Peças usadas

A falta de higienização correta foi a grande vilã da pesquisa. Nas calcinhas e cuecas usadas foi encontrado o maior número de micro-organismos - até 10 mil - responsáveis por causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.

Peças novas

Nas peças novas vale o alerta para quem tem "preguiça" de lavá-las antes de usar, e também para quem as experimenta antes de comprar. A pesquisadora encontrou nas amostras de calcinhas, sutiãs e cuecas - compradas em lojas de shoppings e também em comércio de rua - até 250 bactérias resistentes.

Higienização ideal

Segundo Rosana, o ideal é que as roupas íntimas não sejam lavadas com sabão em pó ou outros produtos durante o banho, como shampoo, mas com sabão neutro. Também é importante não misturá-las com outras peças de roupa e, principalmente, não deixar dias no cesto aguardando a lavagem. A contaminação se alastra.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Corrente-PI Por Aline Moura

Milhares de pessoas prestigiam 3º dia da ExpoCorrente

Conceição do Canindé-PI Por Roni Silva

Primeira noite da XXXVI festa dos vaqueiros Supreende com o numero de publico

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Prefeitura de Lagoinha do Piauí em parceria com SEBRAE realiza curso Negocio Certo Rural

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Assaltantes levam celulares em Academia em Campo Largo do Piauí-PI

São João da Serra Por Cosme Jales

TRE-PI instala serviço Disque Eleições 2018

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium