Segunda, 16 de julho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 99919-2268
São Pedro do Piauí

São Pedro do Piauí

Adriano Sousa notícias de São Pedro do Piauí

[email protected]

(86) 99919-2268

Cidades - Deputado Marcelo Cas

Postada em 11/12/2017 ás 10h47

Publicada por: Adriano Sousa

Fonte: cidade verde

Maioria da bancada do Piauí vota pela reforma da Previdência
Maioria da bancada do Piauí vota pela reforma da Previdência
Maioria da bancada do Piauí vota pela reforma da Previdência

Deputado Marcelo Castro: a favor da reforma, mas defendendo que seja feita pelo próximo presidente

Pelo menos seis dos dez integrantes da bancada do Piauí na Câmara dos Deputados devem votar a favor da Reforma da Previdência. O comportamento da bancada piauiense foi identificado em levantamento feito por veículos nacionais de comunicação, como O Estado de S. Paulo. Mas o mapeamento do Estadão ficou incompleto, por exemplo, ao não identificar o voto da deputada Iracema Portela (Progressista).

Iracema, que é mulher de Ciro Nogueira, presidente do Progressista, vai seguir o alinhamento do partido com o governo Temer. E vai votar a favor. Também devem votar a favor Heráclito Fortes (PSB), Átila Lira (PSB), Paes Landim (PTB) e Maia Filho (Progresssista). Esses chegaram a revelar os votos na sondagem feita pelo jornal paulista.

Além do caso de Iracema Portella, o jornal deixa em suspendo a posição do deputado Júlio César (PSD), que teria se declarado indeciso, assim como Marcelo Castro. A diretriz do partido de Júlio é pelo apoio à reforma – ainda mais depois das mudanças na Secretaria de Governo, em que Antônio Imbassahy foi substituído por Carlos Marun, atendendo a reivindicações do Central, onde está o PSD. Júlio deve seguir o "sim" à reforma.

O caso de Marcelo Castro (PMDB) é de se esperar. O deputado vê a reforma como necessária e considera bem desenhada a proposta do governo, especialmente pela longa fase de transição, que alcança 20 anos. Mas critica o momento. Acha que deveria ser uma tarefa para o próximo presidente, a partir de um compromisso público assumido nos debates da campanha do próximo ano. Diante de tanta ponderação, pode não votar pela reforma. Ou ausentar-se para não ajudar a dar a votação mínima de 308 votos.

Os votos contrários são os que vêm assumindo uma postura de oposição ao governo Michel Temer: Rodrigo Martins (PSB), Silas Freire (Podemos) e Assis Carvalho (PT).

A favor: Átila Lira, Heráclito Fortes, Iracema Portella, Maia Filho, Paes Landim e Júlio César.Indeciso: Marcelo Castro.Contra: Assis Carvalho, Rodrigo Martins e Silas Freire.

  Governo ainda está longe dos 308 votos

Para quem tem pressa, o governo vai precisar correr mais ainda para conseguir o apoio necessário à aprovação da reforma da Previdência. Em levantamento que ouviu 432 deputados (84% do total de 513), O Estado de S. Pauloencontrou 215 parlamentares contrários à proposta. Dos ouvidos, outros 62 disseram que são a favor da reforma; 90 se declararam indecisos; e 58 não quiseram responder. Há ainda três que informaram que estarão ausentes no período em que se espera votar a proposta. Outros 81 não foram localizados.

O que deve levantar o alerta vermelho no governo é que, não adiantaria todos os indecisos ou não encontrados votarem a favor. Os 215 já seriam suficientes para derrubar a proposta: sem eles, o governo só poderia chegar a 297 (não contabilizando o voto do presidente).

Para tentar valer sua força, o governo está mobilizando os líderes de partidos. Quer todo mundo defendo a reforma. E mobilizando seus liderados. Se esse esforço prevalecer, o levantamento do Estadão traz um ponto que pode ser animador para os governistas: dos 215 que assumem que votarão contra a reforma, 124 são de partidos da base aliada.

Se a força da caneta prevalecer, muitos desses votos podem ser revertidos.

  FACEBOOK   TWITTER
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium