Sábado, 21 de julho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 981779238
Joaquim Pires-PI

Joaquim Pires-PI

João Victor João Victor é blogueiro do Município de Joaquim Pires-PI

[email protected]

(86) 981779238

Cidades - Notícias

Postada em 11/12/2017 ás 11h17 - atualizada em 11/12/2017 ás 11h39

Publicada por: João Victor

Fonte: ASCOM

Prefeitura de Joaquim Pires realiza conferência final do Plano Municipal de Saneamento Básico
O município está entre os 100 municípios piauienses contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA.
Prefeitura de Joaquim Pires realiza conferência final do Plano Municipal de Saneamento Básico

Prefeito Genival Bezerra (PT).

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, através da Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP, realizou na manhã de hoje, 08 de dezembro, no ginásio poliesportivo da Unidade Escolar Pedro Alves Cabral, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico de Joaquim Pires.

O evento iniciou às 9hr com a execução do hino nacional, logo após foram chamadas para compor a mesa solene, as seguintes autoridades: o prefeito municipal, Genival Bezerra (PT), a secretária municipal de educação, Lêda Miranda, o presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Santino, o engenheiro Civil da FESP-SP, Afonso Luís da Silva, a representante da FUNASA, Raimunda Oliveira, o engenheiro civil da SECID, Antônio Souza da Rocha Freitas. O secretário municipal de administração, Chagas Clarindo, fez-se a leitura do regimento, no qual foi aprovado por unanimidade.

O engenheiro civil da FESP-SP, Afonso Luís, iniciou sua palestra com exposição de dois vídeos, sendo o primeiro do Secretário Estadual das Cidades, Fábio Xavier e o segundo elaborado pela FESP-SP, que expõe de maneira sucinta todas as etapas do projeto elaboração do PMSB de Joaquim Pires como: Sistema de Abastecimento de Água, poços e reservatórios, bem como a sua rede de distribuição; o Sistema de Esgotamento Sanitário e os diversos tipos de destinação para esgoto presente no município; Sistema de Drenagem Urbana, seus principais problemas e as áreas de maior risco de inundação, erosão; alagamentos e, por fim, o Sistema de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, geração/coleta de resíduos, sua composição final e os serviços executados pela prefeitura relacionados a essa questão.

O Plano de Saneamento Básico atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento envolveu diferentes fatores na sua elaboração, incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade civil, equipes técnicas e demais agentes do saneamento, de modo a respeitar e contemplar todos os interesses, desde que voltados para o combate da desigualdade social, incluindo soluções antecipadas para áreas de risco, preservação ambiental e planejamento de obras e projetos a serem efetivados em cada um dos pilares do saneamento.

Na oportunidade o prefeito Genival Bezerra falou da importância do PMSB para o município. “Como gestor do município de Joaquim Pires hoje, estamos felizes por estarmos concluindo esse Plano, que é de fundamental importância para nossa cidade, onde irão ser estabelecidos a política de saneamento que nós vamos poder planejar daqui pra frente”. O prefeito ressaltou ainda que o sistema de esgotamento sanitário está previsto para ser finalizado no primeiro semestre de 2018, no qual vai cobrir 85% da cidade.

O documento aprovado na conferência será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, e com ele traz metas de curto, médio e longo prazo, de forma que toda a população do município seja atendida com abastecimento de água, drenagem, coleta de resíduos e esgoto.

Joaquim Pires está entre os 100 municípios piauienses contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA.

A solenidade contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, secretários, Funasa, representante da FESP-SP, lideranças comunitárias, agentes de saúde, funcionários públicos e sociedade civil.

" alt="" />

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium