Terça, 20 de fevereiro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
86 99906-7459
Professor Sucupira

Professor Sucupira

Professor Sucupira Coluna do Professor Sucupira

[email protected]

86 99906-7459

UMA VISÃO DO MUNDO

Postada em 21/12/2017 ás 18h02 - atualizada em 21/12/2017 ás 18h20

Publicada por: Professor Sucupira

UMA VISÃO DO MUNDO
Uma reflexão ...
UMA VISÃO DO MUNDO

Minha visão do mundo

No espaço do mundo globalizado capitalista, da segunda metade século XX e início do século XXI, é um mundo que vem sofrendo uma metamorfização muito rápida, como nunca ocorrido na história da humanidade. Essa reorganização do espaço geográfico mundial é resultante da implantação das novas estruturas de produção, dos avanços técnico-científicos e está produzindo novas relações nos aspectos econômicos, político, sociais e culturais em escala planetária. O resultado disso tem sido a “evaporação” da percepção de uma dinâmica real em função do uso cotidiano das inovações tecnológicas do mundo virtual.

Nesta nova dinâmica contemporânea – com relações comerciais heterogêneas – o Brasil teve de abrir seu mercado e passou a ter uma concorrência “faraônica” com serviços e produtos de outros países que possuem uma estrutura de produção muito mais moderna e complexa. Em função dessa nova dinâmica no comércio internacional extremamente competitivo, o Brasil deve voltar a trilhar o caminho da democracia em 2018 com um governo eleito e ser de fato reconhecido como tal por todos os cidadãos brasileiros com o consequente fim deste governo fruto de um golpe político, além de adotar medidas de uma maior modernização de sua infraestrutura para o melhor funcionamento da produção e do Estado.

 Nessa “nova ordem” mundial – globalização dos mercados – as mudanças ocorridas no contexto econômico, político, social e cultural foram e continuarão sendo acompanhados pelo surgimento das novas tecnologias, como: A robótica, a telemática, a biotecnologia e a informática, que estão mudando inteiramente as feições e a dinâmica do mundo nos diversos aspectos da sociedade local, nacional e global.

      Esse mundo da "nova globalização" está a exigir mudanças nas relações familiares, no trabalho, na escola, ou seja, no seu cotidiano.  Algumas palavras passaram ser concretas em sua vida – se você quiser sobreviver neste novo mundo – como: Polivalente, flexível, motivado, criativo, político, polido, participativo, integrado e inteirado à contemporânea cultura moderna ou cultura pós-moderna, caracterizada pela crise de um mundo sustentado pelo consumismo e o individualismo -  típico da sociedade de consumo da cultura ocidental -  onde o ter supera o ser.  Ou seja, onde as pessoas são medidas pelos bens que adquirem ao longo de sua vida e não pelo que ela é.

Como como cidadão, afirmo que devemos tomar posições diante às transformações permanentemente produzidas pela sociedade com relação ao Brasil e Mundo e, num contexto mais micro, na família e na escola. Neste sentido, família e escola podem e devem formar cidadãos cientes dos seus direitos e deveres em uma sociedade cada vez mais complexas em seus vários aspectos.  A disciplina, eficiência e uma postura holistica na ação cotinidiana, na realização do trabalho, na produção de um conjunto maior de competência, devem ser a vertente de nossas ações. A sociedade, através das instituições, família e escola – nesta ordem – deve conhecer e saber orientar nossos filhos e jovens alunos a viver e vencer o mundo da modernidade, sem esquecer os valores: solidariedade, fraternidade, igualdade, preservação, adaptação e humanidade.

Pronto! Falei ...

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium