Terça, 19 de junho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 99915-1055
Bom Jesus-PI

Bom Jesus-PI

R10 municípios Notícias de Bom Jesus-PI

[email protected]

(86) 99915-1055

Cidades - Sáude

Postada em 02/10/2017 ás 15h32 - atualizada em 03/10/2017 ás 11h40

Publicada por:

Fonte: Vanessa Mendonça

Marcos Elvas assina convênio para construção de centro de saúde da mulher em Bom Jesus
Neste Centro, ofereceremos atendimento multidisciplinar à mulher
Marcos Elvas assina convênio para construção de centro de saúde da mulher em Bom Jesus

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, assinou, na manhã desta segunda-feira (2), juntamente com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o convênio para a implantação do Centro Integrado de Cuidados à Mulher, que contará com área ambulatorial com atendimento multidisciplinar e realização de exames como mamografia e ultrassonografia, além de Centro de Parto Normal voltado ao atendimento de gestantes de toda a Chapada das Mangabeiras (programa Rede Cegonha). O investimento total, oriundo de parcerias entre os Governos municipal, estadual e federal, é de R$ 2,2 milhões. O Centro será construído no bairro Aeroporto.

“Neste Centro, ofereceremos atendimento multidisciplinar à mulher, com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos; realizaremos exames de mamografia e ultrassonografia; e contaremos com um Centro de Parto, que atenderá gestantes de todo o Extremo Sul por meio da Rede Cegonha, do Governo Federal, antes, durante e após o parto”, declarou o prefeito Marcos Elvas. “Este é mais um passo de uma caminhada que já dura dois anos e que conta com a parceria fundamental do deputado federal Marcelo Castro, desde quando foi ministro da Saúde, e do deputado estadual Luciano Nunes”, acrescentou.

 “Quando fui ministro da saúde, liberei esse recurso para a Sesapi e agora estamos assinando este convênio que trara grande benefício para todo o extremo sul. A mulher vai poder fazer parto normal, pré-natal, prevenções de câncer de mama e câncer de útero em um só lugar. É um salto qualitativo importantíssimo no atendimento à saúde da mulher em uma cidade que é central para a região Sul”,ressaltou Marcelo Castro.

Durante a assinatura do convênio, o secretário estadual de Saúde, Florentino Filho, também destacou a importância da obra para toda a região da Chapada das Mangabeiras, que é formada por Bom Jesus e outros 23 municípios. “Esta é uma obra de importância estratégica para o Sistema Único de Saúde e estamos esperançosos de muito em breve entregarmos este importante equipamento público para a população do Sul do Piauí', afirmou o secretário. 

Centro de Parto Normal

O Centro de Parto Normal Peri-hospitalar visa ao cuidado integral à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento, possibilitando o provimento contínuo de ações de atenção à saúde materna e infantil. A área contará com sala de registro e recepção para acolhimento da parturiente e seu acompanhante; sala de exames e admissão de parturientes; quartos para pré-parto/parto/pós-parto; área para deambulação (varanda/solário); posto de enfermagem; sala de serviço; banheiros; além de ambientes de apoio, como rouparia, depósitos, copa e refeitório.

 “No Centro, nós ofereceremos assistência humanizada às mães que desejam e podem ter parto normal desde o pré-natal até o pós-parto, disponibilizando ambientes adequadamente estruturados para oferecer às gestantes condições ambientais necessárias e humanas para que o parto possa ocorrer de forma natural e segura”, destacou o prefeito Marcos Elvas.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium