Sexta, 25 de maio de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 98104-5810
Cabeceiras do Piauí

Cabeceiras do Piauí

Francisco Rocha Francisco Rocha é blogueiro do Município de Cabeceiras do Piauí

[email protected]

(86) 98104-5810

Cidades - Retrospectiva 2017

Postada em 28/12/2017 ás 07h19 - atualizada em 28/12/2017 ás 15h51

Publicada por: Francisco Rocha

Fonte: Direto da Redação

Retrospectiva: Relembre os principais fatos que marcaram Cabeceiras e região em 2017
Da política ao esporte, de fatos tristes a momentos alegres, nós noticiamos e mantivemos os internautas bem informados
Retrospectiva: Relembre os principais fatos que marcaram Cabeceiras e região em 2017

Relembre o que foi destaque no ano de 2017

O ano de 2017 ficará em nossas memórias. Festas populares, mudanças no cenário político, recorde de baixa temperatura no município, algumas perdas significativas por tragédias, crise econômica e outros fatos.

Da política ao esporte, de fatos tristes a momentos alegres, nós noticiamos e mantivemos os internautas bem informados. O portalr10.com/cabeceiras selecionou e fez um resumo do que marcou o município e região, e apresenta a você a Retrospectiva 2017.

JANEIRO

O ano começou com a posse do prefeito reeleito de Cabeceiras, José Joaquim, para o seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal. Na ocasião também, tomam posse os 9 vereadores eleitos e reeleitos, com destaque para a maioria da bancada feminina na Câmara Municipal (dos 9 parlamentares, 5 são mulheres).

Mas o mês também foi marcado por tragédia. No dia 05 um atropelamento tirava a vida do aposentado Antonio Torres Nascimento. O acidente ocorreu na avenida principal do bairro Escuridão, próximo à residência da vítima. Um homem identificado por Arlindo Carvalho Pereira, de 39 anos, da localidade Vaca Brava II morreu na manhã do dia 07, vítima de acidente de moto na PI-113, na curva da Novo Horizonte. Foi a segunda morte por acidente de trânsito em pouco mais de 24 horas na cidade de Cabeceiras.

FEVEREIRO

O mês foi marcado por crise e corte de gastos. Atendendo a recomendação do TCE, a Prefeitura de Cabeceiras não realizou o Carnaval 2017, apenas bandas locais estiveram na praça de eventos.

Um acidente envolvendo uma caminhonete D-20 e um Fiat Uno foi registrado na manhã do sábado (25), na PI-113, trecho entre os municípios de Cabeceiras e Barras. O Grupo de Apoio Voluntário (GAV) foi acionado para socorrer as vítimas, que saíram sem ferimentos graves.

MARÇO

Na tarde do dia 1º de março foi encontrado morto no açude da localidade Lisboa o senhor Raimundo Nonato dos Santos, 45 anos, mais conhecido como “Pinto Cambimba”. Para a Polícia, a morte se deu em consequência de algum mal súbito, e a hipótese de homicídio foi descartada.

No dia 19 entrava no ar o blog de Cabeceiras do Piauí no portalr10.com, a mais nova fonte de informações do município.

Março também foi mês de reviravolta na política de Cabeceiras. Após quase 10 anos no grupo político da oposição, a vereadora Solange Pereira (PRB) e seu esposo, conselheiro Eufrásio Filho, aderiram ao grupo do atual prefeito.

ABRIL

O quarto mês do ano foi marcado por eventos importantes. No Sábado de Aleluia (dia 15) ocorreu a final do Campeonato de Futebol Amador da localidade Tocaia, município de Campo Maior, mas que contou com a participação maciça de cabeceirenses; o time do São José sagrou-se bi-campeão na competição.

Uma série de atividades antecedeu as comemorações do 25º aniversário de Cabeceiras. No dia 29, uma grande festa no Espaço Cultural reuniu milhares de pessoas, que foram prestigiar as atrações nacionais Solteirões e Cavaleiros do Forró.

O mês de abril encerrou com o registro de um acidente envolvendo o ônibus da banda Forró Agyto, que tombou na barragem da localidade Cachoeira, município de Barras, na madrugada do dia 30. Apesar da perda de todos os equipamentos da banda, não houve vítimas fatais.

MAIO

O mês de maio já iniciou com festas e confraternizações. Destaque para a festa do trabalhador rural, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cabeceiras, ocorrida na Fazenda Novo Horizonte, que contou com a presença de centenas de pessoas, na qual houve diversas atividades e sorteios de brindes. 

Seguindo a mesma tradição, o Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Cabeceiras realizou também sua confraternização na sede do Cefami, com concurso de dança, escolha da Rainha do Peixe e sorteio de brindes.

JUNHO

O último mês do primeiro semestre começa marcado por tragédia. No dia 10 de junho, por volta de 06 hs da manhã, o senhor Zezinho Sabino é vítima de um atropelamento na PI 114, já no bairro Escuridão. O aposentado de 67 anos perde a vida ainda no local do acidente.

Polêmica no Conselho Tutelar: um inquérito administrativo é instaurado para investigar a conduta do conselheiro Eufrásio Filho. Ele defende-se afirmando ser vítima de perseguição.

JULHO

No primeiro dia do mês foi lançado oficialmente o projeto Mirim Cidadão, com a presença do Secretário Estadual de Segurança Fábio e Abreu e diversas autoridades locais.

Em julho ocorre um fato atípico na condição meteorológica do município, pois na madrugada do dia 17 foi registrada a mais baixa temperatura em Cabeceiras: 17 ºC. O fato noticiado com exclusividade pelo portalr10.com/cabeceiras chamou a atenção dos internautas e gerou grande repercussão nas redes sociais.

Julho foi mês de festejar, mas também de perdas trágicas. Na tarde do dia 08 um caminhão do Exército tombou na PI 113 entre Barras e Cabeceiras, deixando 1 militar morto e vários soldados feridos. O fato repercutiu em todo o Estado.

Após 2 dias desaparecido, o comerciante Francisco Vanderlei, popularmente conhecido como 'Colorido', 50 anos, foi encontrado sem vida na localidade Caetano, município de Batalha-PI, na manhã do dia 18 de julho. 'Colorido' havia saído para caçar animais na noite do sábado (dia 15), e desde então não havia mais dado notícias. Ele teria sofrido um infarto e faleceu sozinho. A partida repentina do comerciante causou grande comoção entre familiares e amigos.

Apesar da crise financeira no país e no município, muita gente prestigiou a parte social dos festejos de São José de Cabeceiras nas barracas e leilões.

AGOSTO

Em agosto Cabeceiras foi contemplada com o primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) para o pólo local, que ofertou 50 vagas para o curso de Administração.

Em parceria com a Prefeitura de Cabeceiras, a Unidade Móvel da Eletrobras esteve na cidade para prestar diversos serviços descentralizados, desburocratizando os serviços da empresa.

SETEMBRO

O primeiro mês do 'br-ó-bró' começa com as festividades alusivas ao dia da Independência do Brasil, no dia 07 a Unidade Escolar Venância Lages Veloso promove o desfile cívico na avenida principal da cidade. Alunos, professores e autoridades municipais participaram do evento.

Setembro também marcou pela tristeza e revolta. Em apenas 2 dias seguidos, 2 cabeceirenses faleceram de forma repentina e trágica. A estudante Nilvânia Araújo, 15 anos, morreu no HUT na manhã de 11 de setembro, em decorrência de um grave acidente de moto ocorrido na madrugada do dia anterior, quando retornava de uma seresta na cidade de Boa Hora-PI. O acidente ocorrera na altura da localidade Limoeiro. A morte da estudante causou grande comoção nas redes sociais. Já no dia seguinte (12) o advogado Ozires de Castro Machado Neto, 28 anos, filho do professor Paulo de Tarso, foi baleado em uma tentativa de assalto ao chegar em sua residência no bairro Saci, na capital piauiense. Ozires Neto foi socorrido e levado para o HUT, mas não resistiu e veio a falecer. O corpo do advogado foi velado na igreja matriz e sepultado na manhã do dia 13 em Cabeceiras sob forte comoção e revolta.

Setembro também foi mês de eleição. No dia 23, concorrendo pela Chapa 1, Francilene Barbosa foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

OUTUBRO

Em outubro o CRAS de Cabeceiras realizou reuniões para tratar das novas regras do Programa Bolsa Família.  Um andarilho foi detido na cidade sob suspeita de ser um dos fugitivos da penitenciária de Esperantina.

NOVEMBRO

O novo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, realizou sua primeira visita a Cabeceiras, que foi prestigiada por autoridades locais e centenas de católicos.

A Eletrobras deixou consumidores na escuridão por dois finais de semana seguidos no município, o que causou insatisfação. Em nota, a concessionária de energia explicou a causa do apagão do dia 11.

 No dia 24 os formandos dos cursos de Administração e Serviço Social da Faculdade Famepi realizaram grande festa de formatura, reunindo centenas de familiares e amigos.

Entre os dias 27 e 30 de novembro a Semana Cultural agitou Cabeceiras com várias apresentações artísticas.

DEZEMBRO

Uma informação divulgada em 14 de dezembro em todo o Estado deixou Cabeceiras sob alerta: O Município possui o menor PIB per capita do Piauí. De acordo com a pesquisa, cada habitante sobrevive com apenas R$ 4.949,00 por ano. A estatística despertou preocupação com a realidade social e econômica.

No dia 15 ocorreu a última sessão ordinária de 2017 na Câmara Municipal de Cabeceiras, pois os vereadores entraram de recesso. Ao final houve confraternização entre parlamentares, servidores e público presente.

No dia 18 um veículo Fiat Pálio capotou na PI 113, entre Cabeceiras e José de Freitas, deixando o motorista ferido com apenas escoriações, sem maior gravidade.

 

Na manhã da véspera de Natal o time do São Luís venceu o Campeonato de Futebol Amador do Benfica.

No dia 25 um acidente automobilístico vitimou 6 pessoas, uma delas veio a óbito, na PI 113, entre Barras e Cabeceiras. A família seguia para Timon-MA num carro de passeio.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium