Sexta, 21 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Lei

Postada em 06/01/2018 ás 09h21

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: Agência Senado

Lei autoriza cooperativas de crédito a captarem recursos de municípios
A lei entrou em vigor já nesta sexta-feira (05).
Lei autoriza cooperativas de crédito a captarem recursos de municípios

Foto: Reprodução/Exame

Foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União a Lei Complementar 161/2018, que autoriza as cooperativas de crédito a captarem recursos de municípios.

A matéria tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 157/2017 - Complementar, aprovado em dezembro de 2017 pelo Senado Federal. A lei entrou em vigor já nesta sexta-feira.

O projeto, de autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), permite que cooperativas de crédito captem recursos de municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas.

Conforme a legislação das cooperativas de crédito (Lei Complementar 130/2009), a captação de recursos e a concessão de créditos e garantias devem ser restritas aos associados. A ressalva fica por conta de operações com outras instituições financeiras e dos recursos obtidos de pessoas jurídicas, em caráter eventual. Com o projeto, a ressalva a passa a atingir a “gestão de disponibilidades de caixa dos municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por eles controladas”.

No Plenário, o texto foi relatado pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Ele ressaltou a importância das cooperativas de crédito para o desenvolvimento dos municípios, uma vez que são entidades já com solidez reconhecida. Além disso, destacou, as cooperativas reúnem mais de nove milhões de cooperados, num ativo, em 2017, estimado em R$ 220 bilhões.

Ao apresentar o projeto, o deputado Domingos Sávio considerou “inconcebível” a impossibilidade de as prefeituras depositarem seus recursos nas instituições financeiras que de fato estão localizadas em seus municípios e que neles promovem o desenvolvimento e o fortalecimento da economia por meio da oferta de crédito e da geração de emprego e renda.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Bandidos roubam celulares em São João do Arraial

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Entrevista com o sucesso do momento o fenômeno Kaio Stronda

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Prefeito Municipal se reúne com profissionais

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Inauguração| I Corrida de Cavalos Parque Bernardo Rêgo em Malhada de Areia

Matias Olímpio-PI Por Ilson Filho

Multidão acompanha inicio dos Festejos de Matias Olímpio

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium