Quinta, 19 de abril de 2018
(86) 99915-1055
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Ilizianny de Carvalho é correspondente do Município de Floriano-PI
Saúde

Postada em 08/01/2018 ás 18h18

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Secretaria de Saúde lança edital do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade
Floriano será a primeira cidade do Piauí a ter como proponente do Programa de Residência Médica uma Secretaria de Saúde, sendo esta a responsável pela proposição e por sediar a residência.
Secretaria de Saúde lança edital do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realizará o lançamento do edital referente ao Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) nesta terça-feira (09) na sede da Prefeitura Municipal de Floriano, às 10h. O edital contará com todas as informações necessárias sobre o processo de seleção dos profissionais, como o período de inscrições, que será de 24 a 31 de janeiro, e a data prevista para prova de seleção, em 03 de fevereiro. Floriano será a primeira cidade do Piauí a ter como proponente do Programa de Residência Médica uma Secretaria de Saúde, sendo esta a responsável pela proposição e por sediar a residência.

O PRMFC é um programa de pós-graduação, Lato Sensu, em que médicos graduados receberão treinamento sob supervisão profissional de outros médicos, atuando diretamente na Atenção Básica junto às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estão sendo ofertadas seis vagas para o curso que tem duração de dois anos e data prevista para início em 1º de março de 2018. Os seis candidatos selecionados terão 60h de lotação durante dois anos no Serviço Municipal de Saúde, com total disposição à comunidade. Esses receberão do Ministério da Saúde/MEC uma bolsa auxílio no valor de R$ 3330, 43, número que pode ser ajustado mediante incentivos federais. O Programa, em Floriano, conta com parceria direta do Hospital Regional Tibério Nunes e instituições de ensino que já estão vinculadas à Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde montou uma Comissão de Residência Médica, COREME, que, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Município (NEPS/Floriano), elaborou o edital do processo seletivo (Nº 01/2018) e está responsável pela realização das inscrições, que serão efetuadas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde está funcionando a COREME e o Núcleo de Educação Permanente. O valor da inscrição, assim como outras informações necessárias, está no edital do Programa que será lançado na data prevista.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Desde 2015 a Secretaria de Saúde de Floriano recorre ao Ministério da Saúde e MEC para trazer à cidade o Programa de Residência. Depois de dois anos, em outubro de 2017, o representante do MEC, Fernando Fidelis, visitou a cidade para fazer um levantamento e avaliar o padrão da Saúde Municipal. O parecer, mesmo sem o município possuir um curso de graduação em Medicina, foi totalmente favorável para a implantação da Residência. A aprovação do programa, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e MEC, aconteceu através de um credenciamento provisório que garante à Secretaria de Saúde de Floriano executar tal iniciativa.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium