Sábado, 22 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Correspondente do município.
Cidades - Mutirão

Postada em 03/10/2017 ás 11h45 - atualizada em 03/10/2017 ás 11h58

Publicada por:

Fonte: Secom/ Mayara Gondra

Unidade de Saúde realiza mutirão de exame de colo útero
A ação faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa
Unidade de Saúde realiza mutirão de exame de colo útero

Mutirão para exames de prevenção

Nesta terça-feira (3), a Unidade Básica de Saúde Paulo Kalume, localizada no bairro Tiberão, realiza até as 17 horas um mutirão para coleta de material para exame citopatológico (coleta CP), também conhecido como Papanicolau. O exame é imprescindível para identificar o câncer de colo de útero.

Além da coleta de CP, as mulheres que se deslocarem até o posto de saúde farão o exame clínico de mama e em caso de necessidade, já deixam a unidade com a mamografia agendada. "Nosso pedido é para que as mulheres estejam atentas a prevenção e não deixem para buscar atendimento apenas ao surgimento de algum sintoma. Fazer o exame é um direito e é gratuito", disse a coordenadora de Atenção Básica, Thais Bráglia.

Quem deve fazer o exame?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que possuem entre 25 a 59 anos. Já a mamografia pode ser feita por mulheres a partir dos 50 anos.

Programação Outubro Rosa:

Dia 05/10: Abertura oficial da Campanha Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde Dirceu Arcoverde. A programação contará com palestra educativa, entrega de brindes, agendamento Papanicolau e solicitação de mamografia.

Dia 05/10: Caminhada saindo da Unidade Básica de Saúde Paulo Kalume, às 16 horas, com destino a praça da Amizade. A ação, que contará com a prática de atividade física e dança, será realizada em parceria com o Rotary Club Médio Parnaíba.

17/10: Dia de Beleza, a partir das 8 horas, na Unidade Básica Paulo Kalume.

23/10: Palestra com a médica ginecologista e obstetra Emmanuelle Rocha, na Unidade de Saúde Alfredo de Carvalho, às 8h.

23/10 a 27/10: Mutirão de coleta e prevenção (Papanicolau) e solicitação de mamografia em todas as Unidades Básicas de Saude, abrangendo zona urbana e rural, encerrando a programação.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium