Quarta, 23 de maio de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Repasse

Postada em 17/01/2018 ás 14h26 - atualizada em 18/01/2018 ás 08h33

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: CNM

Confira o valor que cada município vai receber neste mês do Fudeb
A a CNM destaca que as receitas do Fundo devem ser totalmente utilizadas durante o exercício em que for creditada.
Confira o valor que cada município vai receber neste mês do Fudeb

Foto: Exame

Com o objetivo de auxiliar os gestores acerca dos créditos que acontecem no final do mês de janeiro para a educação municipal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece quais os valores estarão disponíveis nas contas das Prefeituras ainda este mês. Devem estar atentos os Municípios dos nove Estados que recebem a complementação da União - Alagoas, Amazonas, Bahia, ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Segundo a área de Educação da CNM, o primeiro repasse é referente à primeira parcela da Complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2018. Já o segundo recurso faz referência à Integralização do Fundeb 2017. Ou seja, durante o ano de 2017 foram pagos 85% dos recursos da Complementação da União ao Fundo, e os 15% restantes são pagos sempre no primeiro mês do ano subsequente – ou seja, em janeiro de 2018.

A Confederação destaca que esse repasse da integralização acontece somente em janeiro em cumprimento ao calendário da Complementação da União estabelecido na Lei do Fundeb - 11.494/2007 - e somente os Estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí têm direito a receber esses recursos, pois possuem valores por aluno/ano abaixo do valor mínimo definido nacionalmente no Fundeb e recebem recursos federais a título de complementação.

A entidade alerta, porém, que o resíduo de 2017 teve uma diminuição do valor em razão da queda da arrecadação verificada no ano passado, cujos valores foram publicados no dia 29 de novembro.

Para a CNM, é preciso que os gestores tenham cautela na utilização desses recursos, ainda que ocorra o acerto financeiro decorrente dos valores repassados a maior pela União a título de complementação no Fundeb, o que afetará o montante dos recursos federais a serem repassados até abril, por conta do ajuste financeiro. Dessa forma, a entidade destaca que ainda há débitos a serem feitos nas contas de Estados e Municípios que recebem esses recursos no Fundeb.

Portanto, um alerta da área de Educação da CNM é que “é importante que os gestores municipais acompanhem os lançamentos em suas contas para que o planejamento municipal da área de educação não fique prejudicado”.

Utilização dos Recursos

Quanto a utilização dos recursos, a CNM destaca que as receitas do Fundo devem ser totalmente utilizadas durante o exercício em que for creditada (janeiro 2018), admitindo-se que eventual saldo (não comprometido) possa ser utilizado no primeiro trimestre do exercício subsequente (2017) , mediante abertura de crédito adicional, desde que não ultrapasse 5% do valor recebido durante o exercício, incluído aí o valor relativo à complementação da União, conforme o parágrafo 2º do artigo 21 da Lei 11.494/2007.

Já quanto aos valores de Complementação da União referentes ao exercício 2018, é necessário destacar que esses recursos não podem ser utilizados para cobertura de restos a pagar inscritos no exercício de 2017, tendo em vista que a Lei 4.320/1964 só considera como orçamentária a receita efetivamente arrecada no exercício.

Confira os valores referente a primeira parcela 2018 no Piauí

 Outros estados: AlagoasAmazonasBahiaCearáMaranhãoParáParaíbaPernambuco

Veja os valores da Complementação da União referente a integralização de 15% de 2017 no Piauí. 

Outros estados: AlagoasAmazonasBahiaCearáMaranhãoParáParaíbaPernambuco

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Oeiras Por Thainah Cortez

Prefeito Zé Raimundo fala sobre a implantação do SAAE e dos preparativos para a Expoeiras

Betânia do Piauí Por Romário Nonato

Trabalhador de Jaicós morre após acidente em obra no interior de Betânia do Piauí

Colônia do Gurguéia-PI Por Geney Ribeiro

Prefeita Doquinha foi ao Ministério da Saúde resolver problemas de Colônia do Gurgueia-PI

São Gonçalo do Gurguéia Por Lucas Sena

Secretária de saúde realiza atendimento na comunidade saquinho

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Saúde de Água Branca realiza ação de prevenção à gripe nas escolas

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium