Sábado, 23 de junho de 2018
(86) 99915-1055
Teresina - Educação

Postada em 24/01/2018 ás 10h39 - atualizada em 24/01/2018 ás 11h06

Publicada por: Redação

Fonte: PMT

Teresina é a 1ª capital do Nordeste com melhor índice de frequência escolar
A capital piauiense aparece com 98,51% de informação de frequência
Teresina é a 1ª capital do Nordeste com melhor índice de frequência escolar

Foto Divulgação/ MPT

Teresina mantém o posto de capital brasileira com o melhor desempenho de acompanhamento da educação regular, sendo a primeira capital nordestina com melhor índice de frequência e a segunda do Brasil. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou a tabela com resultados referentes ao período letivo 2017, onde aparece a porcentagem de monitoramento da presença dos alunos nas escolas. A capital piauiense aparece com 98,51% de informação de frequência.

Os dados são da Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Na prática, a porcentagem significa que a Rede Municipal sabe exatamente quem são os alunos frequentes ou não na escola. A presença em sala de aula é uma das condicionalidades que garante o acesso das crianças aos direitos sociais básicos, como educação, saúde e assistência social.

O monitoramento é realizado pela equipe do Programa Bolsa Família (GAE/SEMEC), coordenada pela assistente social Sandra Leite que é a Coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família na Educação. Ela conta que para ter direito ao valor mensal do Bolsa Família, os alunos de 06 a 15 anos devem cumprir a frequência escolar de 85%, enquanto o percentual dos jovens de 16 e 17 anos é de 75%. 

“Bimestralmente é realizado o acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) é responsável em realizar o acompanhamento com todas as Escolas do Município de Teresina, sejam elas municipais, estaduais, particulares ou federais” explica Sandra Leite.

 Nos últimos anos Teresina tem apresentado bons resultados em relação à frequência escolar dos estudantes, alcançando sempre a primeira colocação entre as capitais do Nordeste e ficando sempre entre as três primeiras capitais do Brasil. Os resultados significam que as crianças e os jovens estão sendo acompanhados e cumprindo a condicionalidade da educação, sobretudo tendo garantido o direito ao acesso e permanecia a educação.

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Ajax e Chapadinha do Mano se enfrentarão no sábado (30) no Estádio Municipal de São João do Arraial

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Estrela Vermelha e Audax vencem nos pênaltis e garantem vaga na final

Pau D'arco Por Ântonia da Costa

Secretaria de Saúde e o NASF realizam campanha Junho Laranja e Vermelho

Francisco Ayres-PI Por R10 municípios

Secretaria municipal de saúde realiza campanha de verminose em escola do município

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

Vereadores de Cabeceiras solicitam reforço do policiamento no município

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium