Segunda, 19 de fevereiro de 2018
(86) 99915-1055
Proposta

Postada em 24/01/2018 ás 15h37 - atualizada em 24/01/2018 ás 15h53

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: Agência Senado

Prefeitos deverão detalhar situação econômica dos municípios antes de eleição
O Projeto de Lei que obriga os prefeitos a apresentar relatório sobre a situação econômico-financeiro do município está sendo analisado.
Prefeitos deverão detalhar situação econômica dos municípios antes de eleição

Eduardo Cury (Foto: Reprodução)

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8465/17, do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), que obriga os prefeitos a apresentar à Justiça Eleitoral relatório sobre a situação econômico-financeiro do município seis meses antes das eleições municipais.

Pela proposta, o relatório deve conter receitas e despesas do município, nos três exercícios financeiros anteriores, e a previsão para o exercício financeiro do ano corrente; os contratos, convênios e parcerias do município, que estejam vigentes e que envolvam a disponibilização de recursos públicos para terceiros; os dados relativos à saúde, informando o número de médicos e enfermeiros disponibilizados na rede pública de saúde municipal.

O projeto também exige que sejam informados no relatório dados relativos à educação, com o número de alunos matriculados nas unidades do ensino infantil e fundamental.

Pelo texto, o relatório deve ser publicado pela Justiça Eleitoral competente em local de fácil acesso, no âmbito de suas dependências, e na internet.

Justiça eleitoral

A proposta estabelece ainda que os candidatos aos cargos eletivos (prefeito, vice-prefeito e vereador), no momento de registro de suas respectivas candidaturas na Justiça Eleitoral, deverão apresentar declaração atestando pleno conhecimento do relatório de que trata este artigo.

O deputado Eduardo Cury acredita que a proposta vai promover mais um avanço na transparência da gestão pública.

“O documento tem, pois, o condão de condensar, em um só arquivo, as informações mais relevantes para compreensão da saúde financeira do Município e para construção de um plano de governo pelos candidatos. A linguagem simples e os dados diretos devem facilitar o entendimento e o envolvimento da população, não apenas sobre a situação dos Municípios, mas, também, sobre a pertinência e viabilidade das propostas apresentadas pelos candidatos, conferindo maior qualidade ao processo eleitoral”, deputado Cury.

Tramitação

O projeto tramita conclusivamente e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Prefeito Diego Teixeira participa de inauguração de posto policial no Mimoso-MA

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Aplicada prova de seleção do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Carnaval de Água Branca reúne 60 mil pessoas

Nazaré do Piauí Por Douglas Franco

Francisco Costa visita o município de Nazaré do Piauí

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Força Tática do 18º BPM captura três dos seis presos que fugiram do DP de Água Branca

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium