Segunda, 19 de fevereiro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
89 999390565
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Ilizianny de Carvalho é correspondente do Município de Floriano-PI

[email protected]

89 999390565

Saúde

Postada em 25/01/2018 ás 11h19

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Coordenadoria de Saúde Mental de Floriano promove ação do “Janeiro Branco”
A iniciativa foi executada pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na praça dr. Sebastião Martins.
Coordenadoria de Saúde Mental de Floriano promove ação do “Janeiro Branco”

A manhã dessa quinta-feira (25) foi de abraçar e incentivar o cuidado com a saúde e o bem-estar mental. Em alusão a campanha nacional do “Janeiro Branco”, foi realizada uma série de ações voltadas a essa temática de cuidado e atenção com as emoções. A iniciativa foi executada pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na praça dr. Sebastião Martins.Estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, representando o prefeito Joel Rodrigues, a secretária de Saúde Thaís Braglia, a coordenadora de Saúde Mental Idalina de França, além de secretários e autoridades municipais, profissionais da Saúde Municipal e pessoas assistidas pelos CAPS II e CAPS AD III.

Com o objetivo de incentivar a reflexão e o debate em prol da Saúde Mental e de uma vida mais prazerosa, o “Janeiro Branco" aproveita o recomeço e a renovação, marcas do primeiro mês do ano, para alertar e promover maior atenção à essa temática. Durante a ação aconteceu uma intensiva panfletagem, assim como momentos de dinâmicas e oficinas que incentivaram a expressão das emoções por meio de pinturas, palavras e gestos, como os abraços gratuitos que foram distribuídos no centro da cidade. Também houve a importante participação da escuta de orientação, realizada pelos psicólogos da rede e uma oficina laboral com fisioterapeutas, além da entrega de perfumes e flores brancas.

A coordenadora de Saúde Mental de Floriano, Dra. Idalina de França, destacou que a iniciativa também reforça a necessidade da autorreflexão sobre as emoções que o indivíduo sente e expressa no seu dia-a-dia. “Essa manhã das emoções, como chamo, é um reflexo da importância dessa atenção e da necessidade de sabermos lidar e entender o que sentimos, para, a partir disso, nos mantermos saudáveis mental e emocionalmente”, concluiu.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Na Saúde Municipal esse trabalho é reforçado pelos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), que são dispositivos de caráter aberto e comunitário, compostos por equipes multiprofissionais e interdisciplinares. Em Floriano, o CAPS dispõe de médicos psiquiatras, assistentes sociais, psicólogas, educadores físicos, enfermeiros fisioterapeutas, farmacêuticos, pedagogos, artesãos, além da equipe administrativa. As atividades desenvolvidas nesses Centros permeiam entre oficinas terapêuticas e psicoterapêuticas, atividades educativas, palestras informativas, terapia medicamentosa, atendimento e acompanhamento familiar, além do apoio matricial.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium