Domingo, 19 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Dudu

Postada em 25/09/2017 ás 14h49 - atualizada em 25/09/2017 ás 17h02

Publicada por: Bruna Dias

Lei determina campanha de conscientização sobre uso de celular ao volante
O projeto de lei é de autoria do vereador Dudu (PT).
Lei determina campanha de conscientização sobre uso de celular ao volante

O uso do celular no volante aumenta consideravelmente os riscos de acidentes e é uma das principais causas de mortes de trânsito no Brasil. Com o objetivo de conscientizar os motoristas, o vereador Dudu (PT) elaborou a Lei 5.026/17, já sancionada pelo Executivo Municipal, que promove a campanha permanente de conscientização do não uso do celular no trânsito.

“Conversar no celular reduz a concentração de um motorista no trânsito e qualquer distração pode ser fatal. Os números de acidentes de trânsito são assustadores. De 23.751 pessoas internadas no Hospital de Urgência de Teresina em 2016, 7.125 foram vítimas de acidentes de trânsito", afirmou o vereador Dudu. 

A lei prevê a promoção de debates, seminários, simpósios e palestras abordando o tema, distribuição de panfletos e material informativo, além de ações educativas sobre os riscos de uso do celular no trânsito.

“Diariamente são diversos casos registrados. Este ano aconteceu um acidente entre as cidades de São Julião e Fronteiras que mostra os riscos do uso do celular ao volante. Cinco amigas estavam fazendo um vídeo selfie dentro do carro cantando e é possível ver que a condutora tira a atenção da estrada várias vezes para olhar em direção à câmara. Logo depois, elas se envolvem em um acidente e uma das meninas veio à óbito. Nossa intenção é evitar que mais vidas como essa sejam perdidas. Nós temos como evitar esses acidentes e a campanha é sobretudo uma ação de conscientização sobre o perigo do uso do celular no trânsito”, exemplificou Dudu.

No Brasil, o código de trânsito proíbe o celular desde 1997. O motorista que for flagrado falando ao celular ou mandando mensagens enquanto dirige estará cometendo infração gravíssima, com pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Atleta de Gilbués participa da 6ª etapa do campeonato Florianense de MTB

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Demerval Lobão | Secretária de educação participa de Fórum Nacional Extraordinário em Recife

São João da Serra Por Cosme Jales

Dia D de vacinação contra pólio e sarampo ocorre com sucesso em São João da Serra

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Em Porto, garoto de apenas oito anos é vítima de afogamento no Rio Parnaíba

Amarante-PI Por Notícias de Amarante

Final do Campeonato Amarantino de Futebol encerra com vitória para o Maesc

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium