Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Sem foto
Redação
Cidades as últimas semanas,
07/02/2018 15h56
Por: Mário Paiva

Médico faz alerta sobre condicionamento físico para testes da PM

as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão, o cirurgião-dentista Marcone Ferreira Cordeiro de 29 anos e a escrivã Daniele Nunes Silva, de 24 anos, após realização do teste de Aptidão Física (TAF) em São Luís, alerta para o condicionamento físico dos candidatos durante a prova.

Ambos os candidatos passaram mal após a realização do teste e vieram a óbito. De acordo com o laudo médico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a causa da morte de Marcone Ferreira foi devido a uma Trombose Venosa profunda. O cirurgião chegou a ser socorrido e medicado, mas não resistiu. Daniele Nunes veio a óbito após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o teste.O Chefe da Unidade de Cardiologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) doutor Carlos Eduardo da Lima, explica que uma avaliação cardiológica detalhada pode antecipar diagnósticos em potenciais.

as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão
as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão

“Durante esse tipo de atividade física, com maior intensidade, a resposta fisiológica do nosso corpo é de aceleração da frequência cardíaca e de elevação da pressão arterial. Considerando que o diagnóstico tenha sido de acidente vascular cerebral (AVC), a prevenção de casos como o da jovem Daniele somente seria possível, se a mesma tivesse histórico familiar desse tipo de problema, o que motivaria a outros colegas médicos ampliarem a investigação habitual com exames de imagem neurológica”, analisa.

O candidato Marcone Ferreira havia apresentado o atestado médico em que declarava sua aptidão para a realização do teste físico. Para o doutor em cardiologia, a ocorrência de trombose venosa profunda em indivíduos jovens e teoricamente saudáveis é incomum.

“Em casos como este, devemos considerar a hipótese de trombofilias que são doenças do sangue que favorecem a ocorrência de fenômenos de trombose em veias e artérias. Em casos agudos ou iniciais de trombose venosa profunda, o exercício físico poderia proporcionar a migração de um coágulo na veia da perna para as artérias dos pulmões causando a embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar que seria um problema clínico com maior repercussão e que poderia ser a causa de óbito desse jovem”, pondera.

O Cebraspe, empresa responsável pela realização das provas do concurso, afirmou por meio de uma nota que os testes físicos são acompanhados de médicos e enfermeiros, bem como uma ambulância equipada com recursos de urgência e emergência.

A empresa declarou ainda, que o teste físico da PM tem rigor menor do que os realizados em outros concursos, assegurando que os candidatos aprovados tenham condições físicas mínimas para desempenhar as funções do cargo.

O preparo para atividades físicas, como o teste da PM do Maranhão ou qualquer outra atividade, deve começar por uma avaliação médica. O cardiologista, Carlos Lima, ressalta que a preparação deve ser gradual e realizada com regularidade.

“O recomendado como benéfico para o coração é a atividade física de moderada intensidade como a caminhada que lhe deixe levemente ofegante, corrida, ciclismo, musculação, natação, hidroginástica, esportes dinâmicos em geral, praticada regularmente de 3 a 5 vezes por semana com duração em torno de 40 a 60 minutos, individualizada para as condições físicas de cada pessoa.

O médico encerra destacando que praticar exercícios é importante, evitando o sedentarismo, mas com responsabilidade, realizando avaliações médicas periódicas e adotando bons hábitos, com alimentação saudável, evitando a obesidade, moderação com bebidas alcoólicas e abandono do tabagismo.

Fonte: meio norte
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp