Domingo, 27 de maio de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 99919-2268
São Pedro do Piauí

São Pedro do Piauí

Adriano Sousa notícias de São Pedro do Piauí

[email protected]

(86) 99919-2268

Cidades - as últimas semanas,

Postada em 07/02/2018 ás 15h56

Publicada por: Adriano Sousa

Fonte: meio norte

Médico faz alerta sobre condicionamento físico para testes da PM
as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão
Médico faz alerta sobre condicionamento físico para testes da PM

as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão

as últimas semanas, a morte de dois candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão, o cirurgião-dentista Marcone Ferreira Cordeiro de 29 anos e a escrivã Daniele Nunes Silva, de 24 anos, após realização do teste de Aptidão Física (TAF) em São Luís, alerta para o condicionamento físico dos candidatos durante a prova.

Ambos os candidatos passaram mal após a realização do teste e vieram a óbito. De acordo com o laudo médico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a causa da morte de Marcone Ferreira foi devido a uma Trombose Venosa profunda. O cirurgião chegou a ser socorrido e medicado, mas não resistiu. Daniele Nunes veio a óbito após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o teste.O Chefe da Unidade de Cardiologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) doutor Carlos Eduardo da Lima, explica que uma avaliação cardiológica detalhada pode antecipar diagnósticos em potenciais.

“Durante esse tipo de atividade física, com maior intensidade, a resposta fisiológica do nosso corpo é de aceleração da frequência cardíaca e de elevação da pressão arterial. Considerando que o diagnóstico tenha sido de acidente vascular cerebral (AVC), a prevenção de casos como o da jovem Daniele somente seria possível, se a mesma tivesse histórico familiar desse tipo de problema, o que motivaria a outros colegas médicos ampliarem a investigação habitual com exames de imagem neurológica”, analisa.

O candidato Marcone Ferreira havia apresentado o atestado médico em que declarava sua aptidão para a realização do teste físico. Para o doutor em cardiologia, a ocorrência de trombose venosa profunda em indivíduos jovens e teoricamente saudáveis é incomum.

“Em casos como este, devemos considerar a hipótese de trombofilias que são doenças do sangue que favorecem a ocorrência de fenômenos de trombose em veias e artérias. Em casos agudos ou iniciais de trombose venosa profunda, o exercício físico poderia proporcionar a migração de um coágulo na veia da perna para as artérias dos pulmões causando a embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar que seria um problema clínico com maior repercussão e que poderia ser a causa de óbito desse jovem”, pondera.

O Cebraspe, empresa responsável pela realização das provas do concurso, afirmou por meio de uma nota que os testes físicos são acompanhados de médicos e enfermeiros, bem como uma ambulância equipada com recursos de urgência e emergência.

A empresa declarou ainda, que o teste físico da PM tem rigor menor do que os realizados em outros concursos, assegurando que os candidatos aprovados tenham condições físicas mínimas para desempenhar as funções do cargo.

O preparo para atividades físicas, como o teste da PM do Maranhão ou qualquer outra atividade, deve começar por uma avaliação médica. O cardiologista, Carlos Lima, ressalta que a preparação deve ser gradual e realizada com regularidade.

“O recomendado como benéfico para o coração é a atividade física de moderada intensidade como a caminhada que lhe deixe levemente ofegante, corrida, ciclismo, musculação, natação, hidroginástica, esportes dinâmicos em geral, praticada regularmente de 3 a 5 vezes por semana com duração em torno de 40 a 60 minutos, individualizada para as condições físicas de cada pessoa.

O médico encerra destacando que praticar exercícios é importante, evitando o sedentarismo, mas com responsabilidade, realizando avaliações médicas periódicas e adotando bons hábitos, com alimentação saudável, evitando a obesidade, moderação com bebidas alcoólicas e abandono do tabagismo.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium