Segunda, 19 de fevereiro de 2018
(86) 99915-1055
Recomendação

Postada em 07/02/2018 ás 17h07 - atualizada em 07/02/2018 ás 17h17

Publicada por: Bruna Dias

Fonte: MPPI

MP/PI alerta donos de paredões para utilização de som no carnaval
Os condutores devem evitar a circulação nas proximidades do hospitais, unidades básicas de saúde, em frente às escolas públicas e particulares.
MP/PI alerta donos de paredões para utilização de som no carnaval

Foto: Gustavo Miranda

A promotora de Justiça, Lenara Batista de Carvalho Porto, que responde pela 1ª Promotoria de Bom Jesus, emitiu recomendação sobre uso de sistemas de som em veículos automotivos. Na ação, a representante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) explica que a utilização de instrumentos sonoros em volume e frequência em níveis excessivos representa um perigo para o trânsito e a saúde dos próprios condutores e pedestres.

Lenara Porto afirma também que a "poluição sonora é uma das mais significativas formas de degradação ambiental encontradas nos centros urbanos, resultando em perda da qualidade de vida, inclusive em face do grave problema de saúde pública que representa: de acordo com vasta literatura científica já produzida e atualizada, o problema interfere, direta ou indiretamente, no sono e na saúde em geral das pessoas, produzindo estresse, perturbação do ritmo biológico, desequilíbrio bioquímico", pontua.

O Ministério Público recomenda que os proprietários de carros equipados com sistema de som se abstenham de fazer uso destes sem autorização do poder público municipal. Os condutores de automóveis com amplificadores devem ainda evitar a circulação, salvo se desligado o som, nas proximidades do hospitais, unidades básicas de saúde, bem como em frente às escolas públicas e particulares, repartições públicas e templos religiosos durante o horário de culto.

Ao comandante do Grupamento da Polícia Militar do Piauí, com sede em Bom Jesus, recomenda-se a realização de diligências com objetivo de coibir o uso indevido de paredões de som.

A Prefeitura de Bom Jesus será responsável pela a emissão de autorizações que observem as normas técnicas e legais sobre o uso de sons automotivos. A licença ambiental concedida deve efetivamente ser apta a prevenir a ocorrência de poluição sonora e de perturbação do sossego.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Água Branca: prefeito Jonas Moura presta contas da gestão na abertura do Ano Legislativo

Pedro Laurentino-PI Por Lecio Bispo

Secretaria de Agricultura municipal de Pedro Laurentino distribui mudas de caju

Corrente-PI Por Aline Moura

Escolas municipais de Corrente são contempladas com novos livros didáticos

Guadalupe-PI Por Euclides Alves

Liberados recursos para asfaltamento da avenida Manoel Ribeiro da Fonseca

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Aula Inaugural marca início do ano letivo 2018

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium