Domingo, 24 de junho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 981779238
Joaquim Pires-PI

Joaquim Pires-PI

João Victor João Victor é blogueiro do Município de Joaquim Pires-PI

[email protected]

(86) 981779238

Cidades - Saúde

Postada em 06/10/2017 ás 09h54 - atualizada em 06/10/2017 ás 11h17

Publicada por: João Victor

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Joaquim Pires.

Prefeitura de Joaquim Pires realiza IX Conferência Municipal de Saúde 2017
Com o Tema Acesso, Qualidade e Humanização da Assistência No Serviço Público de Saúde foi realizada na última quarta-feira.
Prefeitura de Joaquim Pires realiza IX Conferência Municipal de Saúde 2017

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado Piauí, COSEMS-PI, realizou na última quarta-feira, 04 outubro de 2017, no ginásio poliesportivo da Unidade Escolar Pedro Alves Cabral, a IX Conferência Municipal de Saúde de Joaquim Pires, com o tema: “Acesso, Qualidade e Humanização da Saúde Municipal de Joaquim Pires”, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS.

O evento deu início às 9:30 da manhã, com cerimonialista, Deborah Araújo, dando as boas-vindas ao público presente e chamando as autoridades municipais para compor a mesa.

A secretária de Saúde, Socorro Machado, iniciou sua fala parabenizando os Agentes Comunitário de Saúde pelo seu dia. “Peço que o público aqui presente fique de pé, porque hoje se comemora o dia do Agente Comunitário de Saúde. Agradeço também o apoio que o prefeito Genival está dando a secretaria, sem esse apoio seria impossível realizar esse trabalho”.

O prefeito Genival Bezerra (PT) reafirmou o compromisso de manter o bom funcionamento da saúde e sua importância na gestão. “No meu governo à saúde tem sido prioridade número um. A Constituição Federal prevê que os municípios devem gastar no mínimo 15% do seu orçamento com a saúde, na minha gestão estamos gastando 20%. Mesmo com recursos cada dia mais escassos, garantimos uma saúde de qualidade com atendimentos de médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem na zona urbana e rural. Além disso, reformamos e ampliamos Postos de saúde, UBS, e o Centro de Saúde, José Leôncio de Sales, para melhor atender as necessidades da população”, disse o prefeito.

A palestrante Joselma Maria, especializada em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela FIOCRUZ e apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais do Estado Piauí - COSEMS-PI, parabenizou a gestão do prefeito Genival Bezerra pelo bom trabalho que saúde vem desempenhando. “Esse é um momento importantíssimo e histórico para Joaquim Pires. Onde devemos buscar tudo aquilo que estar implantado, verificar e avaliar a qualidade dos serviços e como estar o andamento dos atendimentos, principalmente da atenção básica, que é o temos de maior dentro do município. Quando à população ver uma força de trabalho, prefeito e secretário trabalhando em conjunto, os usuários do serviços de saúde só tem a ganhar, exemplo disso, é ativação da saúde secundária (Centro de reabilitação e NASF). Hoje o município quem tem um médico psiquiatra a disposição, isso é melhoria do acesso, isso é melhoria da qualidade e humanização”, ressaltou a enfermeira.

De acordo com o COSEMS-PI, a Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para o bom funcionamento da gestão, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde do município e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

A participação da população Joaquimpirense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instâncias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).

No final da conferência, o público foi dividido em três grupos. Cada grupo foi liderado por um delegado que apresentou propostas para serem avaliadas e votadas.

Durante toda a Conferência foram servidos lanches e Almoço.

O evento contou as presenças de autoridades municipais como o prefeito Genival Bezerra (PT) acompanhado de sua esposa, a secretaria de educação, Lêda Maria, a secretária de saúde, Socorro machado, o secretário de Assistência Social, Mariano Pereira, o secretário de agricultura, Francisco Farias, o presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Santino, vereadores municipais, Edy Fontenele e Sansão, funcionários da saúde (NASF, PSF, ESF, ACS, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem), a equipe do CRAS e de Assistência Social, eclesiásticos, Pe. Ézio e representantes da igreja Universal, servidores públicos e à população.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium