Quinta, 26 de abril de 2018
(86) 99915-1055
Anamelka

Postada em 09/03/2018 ás 10h36 - atualizada em 09/03/2018 ás 11h20

Publicada por: Bruna Dias

Violência contra a mulher: delegada reforça importância de denunciar casos
Ela comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher localizada na zona sul de Teresina e é uma das delegadas com maior destaque.
Violência contra a mulher: delegada reforça importância de denunciar casos

Anamelka Cadena (Foto: Bruna Dias)

Cada vez mais as mulheres assumem cargos de comando na polícia. Na categoria investigação, a delegada Anamelka Albuquerque Cadena integra a lista dos melhores delegados do Brasil 2017, do Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social. 

Ela comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher localizada na zona sul de Teresina e é uma das delegadas com maior destaque. Desenvolve há quase oito anos atividades institucionais no combate ao feminicídio e em defesa da mulher vítima de violência doméstica no estado do Piauí.

“Quando eu entrei para a polícia fui lotada logo nos primeiros meses na delegacia especializada da mulher em Piripiri. E a partir de então, eu vinha desenvolvendo um trabalho voltado a todo esse enfrentamento à violência contra a mulher. Isso me deu uma bagagem de experiência muito boa. Vou fazer oito anos de polícia e todos esses anos foram voltados a essa área”, contou em entrevista ao Portal R10.

Mesmo com anos de experiência na área, a delegada destaca que não é fácil escutar os relatos das vítimas e não ser subjetiva na avaliação de alguns casos. “É impossível dizer que você é completamente objetivo na avaliação dos casos. São particularidades humanas que tendem a se manifestar de alguma forma. O que não pode nunca é fugir da tecnicidade. Mas, graças a Deus ainda estou humana a ponto de me surpreender e me chocar com muitos relatos que escuto”.

Além disso, Anamelka avaliou que a Lei Maria da Penha vem trazendo mudanças culturais importantes. “As mulheres estão mais confiantes. Todo o aparato especializado, desde o atendimento; a estrutura da delegacia de ser diferente; de se pensar em um local para essa mulher ficar enquanto aguarda ser assistida; a possibilidade da prisão preventiva nos casos que eram considerados de crime de menor potencial; todas essas particularidades deram mais confiança à mulher em buscar essa denúncia e muitas vezes em fazer com que o agressor repense a reintegração da conduta”.

Ocupando cargo de liderança, a delegada afirma que conciliar trabalho e família é uma tarefa difícil, mas não impossível. “É a tarefa mais difícil, conciliação. Tenho um filho pequeno e quando eu assumi como delegada ele tinha um ano de idade. Como eu tenho essa responsabilidade, a dedicação é muito grande para que o trabalho seja bem desenvolvido. Essa dedicação muitas vezes atrapalhou um pouquinho a convivência em casa. Mas todo tempo que tenho, é realmente dedicado a família, é dessa forma que tento fazer a conciliação”.

Anamelka deixou um recado para as mulheres e lembrou da importância de todas conhecerem e lutarem por seus direitos: “sempre saber da importância de conhecer os seus direitos e executá-los. Fazer valer esses direitos. A necessidade de uma legislação especial não é para reforçar uma desigualdade entre homens e mulheres. Que se busque apoio. É preciso reagir à violência. Sem reação, a violência só tende a crescer, e a reação que falo, é de forma republicana, buscando a rede de enfrentamento, buscando apoio”.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Cristino Castro-PI Por Rai Lima

Prefeito Dr. Manoel Jr. participa de reunião com governador Wellington Dias

Amarante-PI Por Diogo Costa

EXCLUSIVO: Gestão de Diego Teixeira é aprovada por 83% da população de Amarante

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Dr Layane Reis Fisioterapia Clínica e Estética

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Demerval Lobão inicia campanha de vacina contra influenza H1N1; veja o cronograma

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Agespisa reforma casa de bomba em Gilbués

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium