Quarta, 19 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(89) 9 9935-9989
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Henrique Guerra Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9935-9989

Cidades - Debito

Postada em 11/03/2018 ás 08h55

Publicada por: Henrique Guerra

Fonte: G1

Pesquisa indica que 38% da população brasileira está com as contas no vermelho
SPC Brasil
Pesquisa indica que 38% da população brasileira está com as contas no vermelho

A conta não fecha. Alimentação, moradia, tecnologia, vestimenta e diversas outras necessidades da vida cotidiana custam muito mais do que muitos ganham. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 38% dos entrevistados estão com as contas no vermelho. Não recebem o suficiente para cobrir despesas.

 

O levantamento realizado em fevereiro, em 12 capitais do país, ouviu 800 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. A partir dos resultados, conclui-se que apenas 18% da população tem sobra de recursos e a maioria dos consumidores ouvidos, 40%, informou estar no zero a zero. Sem sobra e nem falta de dinheiro. Outros 18% disseram que estão com sobra de recursos para consumir ou fazer investimentos. Os 4% restantes não souberam ou preferiram não responder.

 

Ainda com base nas respostas, 49% dos consumidores manifestaram a intenção de reduzir gastos e 8% informaram planejam aumentar as despesas. Quando o assunto foi contratar crédito, 51% dos entrevistados acham difícil; 22% consideram regular; e 14% julgam fácil. Em 2017, o crédito bancário caiu 0,6%, no segundo ano seguido de encolhimento.

 

FinanciamentoDe cada dez consumidores, seis não utilizaram nenhuma modalidade de crédito em janeiro, como cartões, crediário, cheque especial, linhas de financiamentos ou empréstimos. O uso de ao menos uma modalidade de crédito foi apontado por 42% dos entrevistados, mas 48% informou que atrasou parcela em algum momento. Dentre as modalidades mais usadas, o cartão de crédito foi responsável por 36% e o crediário por 12%. O cheque especial foi citado por 7% e, os financiamentos, por 6%.

 

Com intuito de viabilizar maior consciência financeira nos brasileiros, a SPC Brasil pretende promover ações coordenadas, com o Banco Central, palestras e cursos nas áreas de cidadania financeira, de proteção aos usuários de produtos e serviços financeiros e de inclusão financeira.

 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium