Quinta, 19 de julho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
86 998026952
Geleia Total

Geleia Total

Geleia Total Na coluna da Geleia Total, você vai poder conhecer mais sobre a cultura e a arte do Piauí. Aqui no Piauí você encontra artistas das mais diversas áreas e estilos, produzindo arte autoral com muito empenho, amor e brilho no olhar. Arte que nos orgulha, transforma nossas vidas e nos embebecem de esperança por um futuro cada vez melhor. Além de uma cultura, culinária, pontos turísticos, movimentos culturais e história fascinantes. Vamos celebrar a arte e cultura do Piauí.

[email protected]

86 998026952

Cultura - Arte Piauiense

Postada em 19/03/2018 ás 10h09 - atualizada em 19/03/2018 ás 12h49

Publicada por: Geleia Total

Fonte: www.geleiatotal.com.br

5 Artistas Plásticos piauienses que você PRECISA conhecer
Artistas que transbordam talento e originalidade
5 Artistas Plásticos piauienses que você PRECISA conhecer

Felizmente, temos artistas no Piauí com os mais diferentes estilos e influências. Separamos 5 artistas plásticos que transbordam originalidade, cada um com o seu traço e estética próprios.

1. Eulália Pessoa

Entre o mosaico de cores e desenhos que arrebatam os olhos de quem se depara com a magnífica obra de Eulália Pessoa, cujos traços e pinceladas extraem da memória sentimentos esquecidos e a identificação, quase que imediata, com a situação representada, há uma história que revela mais que um estilo, desnuda lembranças fossilizadas, camufladas nas camadas do tempo que somente a arte foi e é capaz de revelar. Esse é o universo subjetivo da artista plástica Eulália Pessoa, nascida no Ceará, mas radicada em Teresina desde os 3 anos de idade. Ela é formada em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí e em Artes Visuais pelo Instituto Camilo Filho. A artista já teve suas obras expostas em Teresina e São Paulo, assim como nos países Áustria, Tailândia, China, Itália, República Dominicana. Ao redor de um artista tudo se transforma, ainda mais quando a artista em questão é a Eulália Pessoa, que fez da sua morada um oásis da arte, transformando cada micro espaço em um fragmento da sua obra. São telas, esculturas, xilogravuras, jardinagem, cerâmicas, que dão vida ao seu lar e que convivem em constante diálogo e sintonia com as fotos do cônjuge Manuel Soares, um prato cheio para qualquer olhar forasteiro.

2. Yolanda Carvalho

Yolanda Carvalho, professora, artista plástica, gravadora e ilustradora de Teresina-PI. É o maior nome da xilogravura no Piauí, arte esta que se dedica há mais de 30 anos. Estudou Artes Plásticas na Fundação Brasileira de Teatro, Faculdade de Artes Dulcina, Brasília-DF. É graduada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduada em Preservação da Arte Rupestre, Núcleo de Antropologia da Pré-História, da Universidade Federal do Piauí.

3. Cardosonot

O artista plástico Antonio Cardoso nasceu em Teresina, mas reside em Timon-MA. É formado em Artes Visuais, graduando em Designer Gráfico e possui diversos cursos ligados a produção digital e artística. Tem trabalhos conhecidos internacionalmente e ilustra para Pink Elephant, Moska na sopa (do vocalista Tico Santa Cruz, Detonautas Rock Clube) e Geekdom Store. Venceu o concurso da ALL STAR CHEVRON, e já foi homenageado como jovem empreendedor cultural do ano. Lançou  dois volumes do seu primeiro quadrinho em nível nacional de forma independente, chamado “NERUNDA, QUANDO OS PÁSSAROS VOAM”.

4. Josefina Gonçalves

É difícil dissociar a história do artista da sua arte, grande parte da sua obra acompanha os acontecimentos da sua vida, representa o que o artista está vivendo ou a forma como ele enxerga o mundo. Isso se torna mais forte quando o artista em questão nasce para a arte e respirando arte. Foi assim que aconteceu com uma das maiores artistas plásticas da nossa época, Josefina Pacheco Gonçalves, que é natural de Barras-PI. Formada em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, especialista em História da Arte e Arquitetura e em Gestão de Negócios da Moda. Já lecionou no Instituto Camillo Filho no Curso de Artes Visuais e na UNINOVAFAPI no Curso Design de Modas. Com obras premiadas e exposições que já rodaram o Brasil e ultrapassaram as fronteiras do país.

5. Érico Ferry

Um artista multifacetado ou vários artistas dentro de uma única pessoa? O teresinense Érico Ferry é pintor, escritor, artista visual, compositor e músico. Não só envereda por diversas artes como domina tudo o que se propõe experimentar. Érico é estudante do curso de Música na Universidade Federal do Piauí e já compôs a trilha sonora para os documentários “O Canto de Jader Damasceno” (2014) e “Ampulheta de Thiago Furtado” (2015). Participou de exposições pela cidade como na Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, no Café Sobrenatural e na Tomato Gastronomia e Cultura, todas levando a sua série “Deformar para criar”. Além disso, como se não bastasse dominar a pintura, apresentou performances musicais pela UFPI com composições autorais.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium