Quinta, 19 de julho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 94618666
Lagoa do Piauí

Lagoa do Piauí

Tarcísio Oliveira Blog do município de Lagoa do Piauí

[email protected]

(86) 94618666

Cidades - Evento

Postada em 19/03/2018 ás 15h01

Publicada por: R10 municípios

Lagoa do Piauí realiza sua 56° festa do Vaqueiro
O evento, já tradicional, foi organizado pela prefeitura de Lagoa do Piauí através secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a igreja de São José.
Lagoa do Piauí realiza sua 56° festa do Vaqueiro

Esse sábado (18), foi de muita movimentação em Lagoa do Piauí. Manifestações de fé combinadas a práticas esportivas marcaram a 56° festa do vaqueiro na cidade.

O evento, já tradicional, foi organizado pela prefeitura de Lagoa do Piauí através secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a igreja de São José.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Pedro d'Almeida, o evento destaca a relevância da figura do vaqueiro para o município. "Com essa festa nós queremos homenagear esses homens, verdadeiros heróis do sertão. Pessoas que dedicam sua vida a cuidar do gado, gerando renda e ajudando a manter viva uma das mais belas expressões culturais da nossa gente", afirmou.

A programação da festa teve início às 10h da manhã, com uma cavalgada pelas ruas da cidade em direção a Igreja matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.

Durante a homilia, o padre ressaltou a importância do vaqueiro para a cultura do Nordeste. "Os vaqueiros são homens de fé. São pessoas simples, mas que com sua fé e força usam a sabedoria que Deus lhes deu no dia a dia do campo, lutando pelo sustento de suas famílias" pontuou padre Wanderley.

Após a Celebração os vaqueiros realizaram um momento de homenagem a profissão que exercem e ao padroeiro da cidade, São José, cantando causos e aboios -  e emocionando os presentes.

Logo em seguida, montados em seus cavalos e seguidos por simpatizantes e populares, os vaqueiros retornaram ao parque de vaquejadas onde foi servido um grande almoço em sua homenagem.

Já a tarde, às 15h, tiveram início as corridas de cavalo no prado preparado as margens da BR 316. Ao todo 33 vaqueiros participaram da competição. Como premiação, aos vencedores foram ofertadas peças da indumentária tradicional do vaqueiro tais como gibão, perneria, chapéus e sapatos de couro.

À noite, após a missa da do 8° dia de novena a São José, foi realizado um grande leilão na barraca da Igreja no mercado Municipal. Logo em seguida a animação do evento ficou por conta de um grande show das bandas Toda Boa e João e Pisada estilizada, fazendo a alegria dos presentes.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium