Terça, 17 de julho de 2018
(86) 99915-1055
Floriano

Floriano

Ilizianny de Carvalho Ilizianny de Carvalho é correspondente do Município de Floriano-PI
Cidades - Floriano

Postada em 22/03/2018 ás 12h34

Publicada por: Ilizianny de Carvalho

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre Tabagismo e Pré-natal do homem
O evento também faz alusão ao dia 31 de maio, data de combate ao tabagismo.
Profissionais de saúde participam de capacitação sobre Tabagismo e Pré-natal do homem

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (22), a capacitação do Programa de Controle Nacional do Tabagismo e Pré-natal do homem no auditório da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O evento também faz alusão ao dia 31 de maio, data de combate ao tabagismo. O programa funciona através de grupos de apoio, organizados através das Unidades Básicas de Saúde – UBS, com diversos profissionais da saúde envolvidos neste processo que acompanha e avalia o paciente através de apoio psicológico ou medicação, quando necessário.

O vice-prefeito, Antônio Reis, que presidiu a mesa de honra, representou o prefeito Joel Rodrigues na solenidade de abertura do evento, que não pode estar presente por motivo de força maior, mas que externou seu apoio e interesse pelo programa através do vice-prefeito. Compuseram a mesa, a secretária Municipal de Saúde Thais Braglia, Haila Cury-rad Oka, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Raimundo Rodrigues, supervisor do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo, Jorge Ferreira, psicólogo do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo, vereador David Cury-Rad Oka, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e vereador Decim Almeida. Participaram da capacitação diversos profissionais da saúde, acadêmicos de cursos afins e agentes de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 10 mortes são provocados pelo tabagismo, sendo portanto a maior causa de morte evitável do mundo, desde a década de 80 o Ministério se dedica ao trabalho de conscientização e combate a esta prática nociva à saúde. Haila afirmou que esta capacitação se dá pela necessidade de ampliação e atualização do programa no município, para atender cada vez mais pessoas que desejam parar de fumar. Segundo a coordenadora, existem duas UBS em Floriano que estão com grupos ativos, e ao término desta etapa outro ciclo se iniciará.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium