Terça, 21 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 999077777
Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.

[email protected]

(86) 999077777

Concursos - Estudos

Postada em 26/03/2018 ás 12h12 - atualizada em 28/03/2018 ás 11h49

Publicada por: Professor / Coach

Solidão pode afetar os estudos: como lidar com isso?
Ela meche com as nossas relações sociais e familiares.
Solidão pode afetar os estudos: como lidar com isso?

Foto: divulgação.

Se você tem uma rotina de estudos para concursos, deve ter sentido que se trata de uma jornada quase sempre solitária. Para muitos estudantes e concursandos chega a ser motivo de desconforto e reclamações. A escolha de uma caminhada rumo a aprovação em um concurso é algo individual, nessa jornada em alguns momentos você pode acabar ficando ou se sentindo sozinho.

Um bom projeto para a aprovação no concurso pretendido deve ser a médio ou longo prazo. Isso deixa o caminho mais demorado, trabalhoso e solitário. Porém a solidão vai estar presente não apenas porque vai ser necessário dedicar horas diante das apostilas, dos livros, do computador, resolvendo exercícios, lendo notícias, praticando a escrita, decorando leis; essa solidão é até mais suportável e compreensível.

A solidão que vai mais incomodar é a que meche com as nossas relações sociais e familiares. Aí, os sentimentos pessoais podem ser impactados e difíceis de administrar para muitos. Dentre algumas situações onde esse sentimento de solidão pode acontecer:

1) quando as pessoas do seu convívio se afastam (elas dizem que você mudou com elas; criticam seu novo estilo e ritmo de vida; dizem que você está exagerando; algumas não apoiam e outras criticam julgando que você vai fracassar);

2) quando você está comprometido e por isso em muitos momentos você vai precisar ficar sozinho (ninguém vai ver suas madrugadas acordado, seus finais de semana em casa, ausências em reuniões de amigos);

3) quando você precisa dizer "não" muitas vezes para as pessoas (algumas pessoas podem julgar estarem sendo rejeitadas e se afastam de você, principalmente se você costumava dizer sim a elas com maior frequência).

4) quando você se cansa da rotina de estudos (então começa a achar que não está se dedicando o suficiente, que não será capaz, que não alcançar sua aprovação está muito longe ou que não é para você, especialmente quando julga que os outros estão melhor preparados que você).

Todas essas situações são normais, mas também é bem chato. Entenda que isso tudo faz parte do processo que nem sempre é confortável. Mas é como um efeito colateral presente nas jornadas de sucesso.

Você já se sentiu em alguma dessas situações? Sentir-se sozinho e desorientado é mais natural do que você pode imaginar. Em algum momento da caminhada, praticamente todos sentem isso também. Ter consciência disso é o primeiro passo para organizar os pensamentos e os sentimentos.

Deixando algumas dicas para você não se distanciar de seus objetivos:

 Pare: faça pausas para poder pensar melhor sobre suas prioridades, objetivos, sonhos e alinhar seu sentimentos aos seu projeto.

Respire: relaxar, meditar, descansar libera o fluxo metal para o aprendizado e devolve sua energia e disposição.

Planeje: é preciso ter um plano ou alterá-lo para ter maior consciência das metas, obstáculos, superações e desafios. 

Continue: não procrastine e não desista, a jornada deve continuar nem que as vezes um pouco mais lenta, mas é preciso constância.

Interaja: não fique só o tempo todo, procure conversar com as pessoas que são importantes para você e procure envolvê-las em seus projetos; troque experiências ou desabafos com outras pessoas que estejam em situação semelhantes; peça ajuda a profissionais (professores, coaches, mentores, psicólogos, terapeutas) para superar os obstáculos mais desafiadores.

 

Durante a jornada de preparação, muitos dos meus clientes sentiram fortemente esses momentos de solidão, mas eu ouço deles quando conquistam suas aprovações um testemunho revelador: “não foi fácil mas valeu a pena e eu faria tudo isso novamente!”  Eu também que conquistei minhas aprovações penso o mesmo.

Portanto, se você já tiver clareza dos seus propósitos e perseverança para alcançar seu sucesso ao final vai ser recompensador. Conquistas envolvem escolhas e muitas vezes dor e solidão; mas compensa tanto que você vai se orgulhar de ter sido forte!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe. Bons estudos!

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium