Postada em 29/03/2018 ás 23h40 - atualizada em 30/03/2018 ás 11h56
Publicada por: Thainah Cortez
Fonte: Redação
Chegada da Procissão do Fogaréu à Matriz de Nossa Senhora da Vitória
Tradição e fé marcaram o centenário da Procissão do Fogaréu em Oeiras, a 313 km de Teresina. A maior manifestação religiosa do Piauí reuniu cerca de cinco mil fiéis na noite desta quinta-feira (13) nas principais ruas da cidade, segundo a Pastoral da Igreja Católica.
O cortejo luminoso feito somente por homens relembra a perseguição dos soldados romanos à Jesus Cristo e simboliza os últimos dias de vida dele antes da crucificação. No ato litúrgico, os fiéis saíram em procissão levando tochas acesas e durante a passagem as lâmpadas da cidade eram apagadas e a iluminação era feita apenas pelas lamparinas.
O Fogaréu saiu por volta das 21h da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com os penitentes cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Enquanto isso, as mulheres acompanharam a cerimônia das calçadas e janelas. Já as mais idosas rezavam dentro de casa e na igreja.
A cerimônia reuniu fiéis de várias cidades piauienses e de outros estados e faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do estado. A fé é passada de pai para filho através das gerações, como foi possível observar, muitos pais e filhos, avôs e netos, todos seguindo a antiga tradição oeirense nessa época do ano.
Na volta, no adro da catedral, os romeiros assistiram ao sermão do padre Juarez, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Além da Procissão do Fogaréu, o calendário destaca, ainda as procissões do Senhor Morto, nessa Sexta-Feira da Paixão (30), e a do Senhor Ressuscitado, no Domingo da Ressureição, (01/04/18).