Domingo, 22 de abril de 2018
(86) 99915-1055
Exame

Postada em 09/04/2018 ás 10h40

Publicada por: Redação

Fonte: Ascom

OAB fiscaliza realização da 1ª Fase do XXIV Exame de Ordem Unificado
Ao todo, 2.822 pessoas se inscreveram para a prova.
OAB fiscaliza realização da 1ª Fase do XXIV Exame de Ordem Unificado

Foto: Ascom

Mais de dois mil candidatos participaram da 1ª Fase do XXV Exame de Ordem Unificado em Teresina e mais quatro municípios do Piauí na tarde deste domingo (8). O certame, que acontece em todo o Brasil, é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao todo, 2.822 pessoas se inscreveram para a prova, entre estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. Destes, 153 inscritos não compareceram aos locais de prova em todo Piauí. A prova teve início às 13h, no horário local, com duração de cinco horas.

Além da capital, o exame foi aplicado nos municípios de Corrente, Floriano, Parnaíba e Picos. Segundo a presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-PI, Fernanda Amaral, a prova foi aplicada com êxito, sem ocorrências. “Mais uma vez trabalhamos para auxiliar os futuros advogados neste momento tão importante para a carreira profissional jurídica”, disse.

Junto com a FGV, a Comissão de Exame de Ordem da seccional piauiense acompanha desde a conferência dos malotes até o término da avaliação para assegurar a isonomia do exame. “Nosso papel é garantir que os candidatos façam a prova sem nenhum problema técnico, contribuindo com a segurança, além de esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos em âmbito jurídico”, explicou Fernanda Amaral.

Presente na sede do Centro UNIFSA, a secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin, ressaltou a importância da isonomia durante a realização da prova, um momento marcante na vida dos futuros profissionais. “Os candidatos se sentem mais seguros quando percebem que a OAB está presente para garantir a coerência do processo. Além disso, viemos para manifestar o nosso apoio e incentivo aos futuros advogados e advogadas”, afirmou Élida.

Exame de Ordem

O Exame de Ordem é a avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito, onde demonstram que possuem a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. O certame é dividido em duas fases, sendo ambas de caráter eliminatório.

Na 1ª Fase, a prova é objetiva e composta por 80 questões do tipo múltipla escolha, que abrangem as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional.

A Prova Prático-Profissional é a segunda fase do exame da OAB. Ela vale 10 pontos e é dividida em duas partes: uma redação (5 pontos) e cinco questões práticas, valendo 1 ponto cada. O conteúdo dessa fase compreende a área de opção do candidato durante a inscrição na prova. São sete áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário; acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais.

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva Barbosa

LDU goleia o The Boys na estreia da Copa Taça Festival Cultural 2018 e assume a liderança

Oeiras Por Thainah Cortez

Ministério Público aponta trabalho escravo em extração de carnaúba na região de Oeiras

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Prefeito Dr. Alcione Barbosa participa de Procissão e missa de enceramento dos Festejos

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

Caravana Lula Livre passa por Olho D'água

São Gonçalo do Gurguéia Por Lucas Sena

Vereador Ricardo Barros consegue agua com recursos proprios para o bairro nova São Gonçalo

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium