Terça, 17 de julho de 2018
(86) 99915-1055
Geral - José de Freitas

Postada em 09/04/2018 ás 14h41 - atualizada em 09/04/2018 ás 14h48

Publicada por: Redação

Nível de água da Barragem do Bezerro baixa 8cm
A Barragem continua sendo monitorada para que se possa evitar o seu rompimento.
Nível de água da Barragem do Bezerro baixa 8cm

Foto: Lucas Dias

Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, na manhã de hoje o nível da água da barragem baixou 8cm. "A expectativa é de que esse nível diminua ainda mais. Ressaltamos que o problema foi no filtro da barragem. Como sangrou e encheu repentinamente, a pressão da água foi forte e ocasionou o vazamento. O que estamos fazendo desde ontem é para abaixar o nível do sangradouro com a finalidade de diminuir o volume de água e estancar o vazamento", esclareceu o gestor. 

A Barragem do Bezerro, em José de Freitas, continua sendo monitorada e recebendo obras para que se possa evitar o seu rompimento. Além de barrar o vazamento e evacuar a população ribeirinha, o escoamento da água para municípios vizinhos também é uma medida que está sendo providenciada pelos ógãos responsáveis.

Com o objetivo de planejar os passos a serem tomados, a vice-governadora Margarete Coelho reuniu-se, nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal Agripino Portela, em José de Freitas, com as forças de segurança, órgãos de monitoramento do estado e prefeitos do municípios que estão na rota do escoamento da água da barragem.

A água correrá pelas cidades de Lagoa Alegre, Cabeceiras e Barras. No momento, equipes do Exército e Corpo de Bombeiros se deslocam para as áreas de risco a fim de evacuar as famílias. Ginásios e escolas nos municípios já estão preparadas para abrigá-las. A orientação para estas pessoas é de que não voltem às suas casas até segunda ordem.

Segundo Margarete Coelho, a situação é de atenção máxima, mas no momento encontra-se controlada. "Estamos conseguindo abaixar o nível do sangradouro o mais rápido possível e as máquinas estão trabalhando com força total para aumentar a velocidade do escoamento. Ao mesmo tempo estamos mapeando, em termos preventivos, toda a área e problemas que possam acontecer", pontuou.

Ainda segundo a vice-governadora, medidas preventivas estão sendo tomadas para o caso de haver o rompimento da barragem. "Estamos atuando de forma incansável para que isso não aconteça, mas também depende de alguns fatores externos, tais como a chuva.  O foco agora é trabalhar em conjunto com os órgãos responsáveis e municípios", atentou Margarete.

Durante a reunião também foram distribuídas as tarefas de cada equipe. "Exército e Corpo de Bombeiros ficaram responsáveis pelo esvaziamento das áreas de risco. Idepi pelos trabalhos na barragem, que está completamente interditada, podendo andar sobre a parede somente a equipe do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil providenciará os boletins informativos sobre a situação da barragem. Foi definido também que os prefeitos municipais decretarão situação de emergência. Iremos ainda alimentar sistematicamente os meios de comunicação com informações e emitir bolentins de alertas para as comunidades ribeirinhas", afirmou o diretor de Defesa Civil, Vitorino Tavares.

Barras

Devido a inundação de áreas no município de Barras durante o último sangramento da Barragem do Bezerro, em 2009, as equipes estão projetando o percurso da água. Logo mais, as equipes se deslocarão para a retirada de pessoas e animais dessa rota.

 

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Prefeitura Municipal de Amarante conclui Calçamento da Baixa Verde

Altos-PI Por Jair Fran

Educadores de Altos participam de Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Guadalupe-PI Por Euclides Alves

Será realizado neste sábado, o 1º Arraiá da Associação do Bairro Cruzeta

Francisco Ayres-PI Por R10 municípios

Confira as atrações do Festival de Verão de Francisco Ayres

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Secretaria de Educação através da Escola Antônio Basílio realiza III edição do Arraiá Educar

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium