Segunda, 24 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
86 998026952
Geleia Total

Geleia Total

Geleia Total Na coluna da Geleia Total, você vai poder conhecer mais sobre a cultura e a arte do Piauí. Aqui no Piauí você encontra artistas das mais diversas áreas e estilos, produzindo arte autoral com muito empenho, amor e brilho no olhar. Arte que nos orgulha, transforma nossas vidas e nos embebecem de esperança por um futuro cada vez melhor. Além de uma cultura, culinária, pontos turísticos, movimentos culturais e história fascinantes. Vamos celebrar a arte e cultura do Piauí.

[email protected]

86 998026952

Cultura - Literatura Piauiense

Postada em 10/04/2018 ás 11h16 - atualizada em 10/04/2018 ás 11h23

Publicada por: Geleia Total

Fonte: www.geleiatotal.com.br

As Dez Melhores Obras Literárias do Piauí
Lista com obras que marcaram a história literária do Piauí
As Dez Melhores Obras Literárias do Piauí

No livro “Literatura Piauiense”, Luiz Romero Lima, professor de Teoria da Literatura Brasileira, Portuguesa e Piauiense, apresenta a lista das dez melhores obras literárias do Piauí. Essa lista foi elaborada pela equipe do Caderno Alternativo, que convidou professores, escritores e acadêmicos, pedindo a cada um, uma relação dos dez melhores livros de autores piauienses. Segue a lista:

1. O HOMEM E SUA HORA – Poemas – Mário Faustino. O peso dessa obra está no trabalho experimental com a linguagem.

2. BEIRA RIO BEIRA VIDA – Assis Brasil. Segundo comentário de Herculano Moraes, no Dicionário Biográfico dos Escritores Piauienses de Todos os Tempos, de Adrião Neto, o autor forma com O.G. Rego de Carvalho e H. Dobal a tríade mais famosa e importante da literatura piauiense da atualidade.

3. RIO SUBTERRÂNEO – O.G. Rego de Carvalho, publicado em 1967. É a obra mais importante do escritor de Oeiras. Romance feito numa época em que o Piauí era muito atrasado.

4. LIRA SERTANEJA – Hermínio Castelo Branco. O autor era um sertanejo apegado a terra, na convivência com o mundo rural das fazendas de sua família.

5. ZODÍACO – Da Costa e Silva. Trata-se de um livro que deve ser lido a qualquer tempo. O tema sempre moderno.

6. ATALIBA, O VAQUEIRO – Francisco Gil Castelo Branco. O livro ressalta a temática da seca nordestina.

7. TEMPO CONSEQUENTE – H. Dobal. Uma obra que subsiste ao tempo.

8. UM MANICACA – Abdias Neves. Registro dos costumes teresinenses do início do Século XX. O livro mostra a vida social com os preconceitos e a falsa moral.

9. OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA – Torquato Neto. Reunião de grandes escritos do poeta mais famoso do Estado.

10. CURRRAIS DE SERRAS – Alvina Gameiro. Romance regionalista, publicado em 1980. O livro faz abordagem sobre a linguagem do sertanejo piauiense.

É claro que qualquer lista do gênero sempre nos deixa com sensação de que “esqueceram” ou “não poderiam deixar de listar” esta ou aquela obra, mas com certeza nos dá um panorama das obras de maior relevância da literatura piauiense. Conta pra gente aqui nos comentários quais livros você adicionaria a essa lista.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium