Sexta, 20 de julho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 98104-5810
Cabeceiras do Piauí

Cabeceiras do Piauí

Francisco Rocha Francisco Rocha é blogueiro do Município de Cabeceiras do Piauí

[email protected]

(86) 98104-5810

Cidades - Auxílio

Postada em 12/04/2018 ás 08h00 - atualizada em 12/04/2018 ás 08h37

Publicada por: Francisco Rocha

Fonte: Cabeceirasdopiaui.pi.gov.br

Militares chegam a Cabeceiras para ajudarem na remoção das famílias que moram em áreas de risco
O clima ficou tenso em Cabeceiras desde o início desta semana, quando foi constatado um vazamento com grau de risco de arrombamento do paredão da Barragem do Bezerro em José de Freitas
Militares chegam a Cabeceiras para ajudarem na remoção das famílias que moram em áreas de risco

Os militares atuarão em conjunto com as demais autoridades civis

Cabeceiras recebeu na tarde desta quarta-feira (11), militares que vieram ao município para auxiliarem a Defesa Civil no socorro às vítimas das chuvas que atingem o município e já alagaram residências de algumas famílias na zona rural. O município que pode ser um dos mais afetados caso a Barragem do Bezerro de José Freitas venha romper.

Equipes de militares estão na cidade para fazer a retirada das famílias que estão em situação de risco de alagamento.  Na localidade Água Fria já houve alagamento, inclusive três casas desabaram e algumas famílias estão na escola da comunidade e outras foram para casas de parentes. Devido essa situação de risco de alagamento em outras partes do município, o prefeito acionou também o reforço de militares para ajudar na remoção das famílias para locais seguros.

O clima ficou tenso em Cabeceiras desde o início desta semana, quando foi constatado um vazamento com grau de risco de arrombamento do paredão da Barragem do Bezerro em José de Freitas, que causaria uma catástrofe.

Inclusive, desde segunda-feira (9) as equipes estaduais de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no município e juntamente com prefeito municipal Dr. José Joaquim e equipes do governo municipal estão fazendo o monitoramento, vistoriando e orientando as famílias que moram nas áreas de risco para que deixem suas casas e vá para casa de parentes ou escolas do município. O município segue em alerta total.

Decreto de emergência

O governador do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência em seis municípios piauienses por conta das fortes chuvas que têm caído no estado e, em especial, diante do risco de rompimento da Barragem do Bezerro.

Além da cidade de José de Freitas, estão sob vigência do decreto os municípios de Barras, Cabeceiras, Batalha, Esperantina e Lagoa Alegre.

O decreto, publicado no Diário Oficial, considera que a barragem alcançou um "volume excepcional", o que ocasionou fissuras e vazamentos no paredão de contenção ao açude. O risco de rompimento da estrutura foi atestado pela Defensa Civil e demais órgãos que estão na cidade em uma Força Tarefa para evitar que uma tragédia aconteça.

O decreto autoriza agentes de defesa civil a entrar em residências para prestar socorro ou determinar pronta evacuação, e ainda, usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurando ao proprietário indenização em caso de dano. Dispensa ainda licitação aos contratos para aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos desastre, prestação de serviços e obras relacionadas a reabilitação dos cenários, dentro de um prazo de 180 dias.

*Com informações da Ascom/Prefeitura de Cabeceiras e 180graus.com

Fotos: Apolo Araújo

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium