(86) 999077777
Postada em 14/04/2018 ás 19h00 - atualizada em 14/04/2018 ás 19h06
Publicada por: Professor / Coach
Fonte: Canal Lígia Loterio
Foto divulgação.
O dia Mundial do Café, comemorado anualmente em 14 de abril, homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.
Entre estudantes e concursandos a bebida é bem popular. Muitos dizem que tomar café além de ser delicioso ajuda a estimular o cérebro. Será? Quais os efeitos do café para o cérebro?
O cérebro é uma gangorra de neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelos neurônios e que estimulam ou reduzem a atividade cerebral. A cafeína interage diretamente com esses componentes, levando aos seguintes efeitos:
1) Ação antidepressiva - Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cafeína age nos receptores de adenosina, que são responsáveis pela manutenção e produção de neurotransmissores importantes para o humor por fornecerem a sensação de bem-estar e euforia.
2). Ação Estimulante - A cafeína inibe os receptores do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Ao impedir a ação dessa substância, o cérebro fica mais atento, o que justifica o efeito estimulante que deixa alerta e tira o sono.
3) Ação analgésica - A cafeína pode auxiliar no tratamento de alguns tipos de dor porque tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca.
Gostou? Depois vamos falar sobre os chás e os sucos que acompanham e ajudam na produtividade dos seus estudos.