Quinta, 16 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
CONPIALPER superbanner posição 3
[email protected]
86 998026952
Geleia Total

Geleia Total

Geleia Total Na coluna da Geleia Total, você vai poder conhecer mais sobre a cultura e a arte do Piauí. Aqui no Piauí você encontra artistas das mais diversas áreas e estilos, produzindo arte autoral com muito empenho, amor e brilho no olhar. Arte que nos orgulha, transforma nossas vidas e nos embebecem de esperança por um futuro cada vez melhor. Além de uma cultura, culinária, pontos turísticos, movimentos culturais e história fascinantes. Vamos celebrar a arte e cultura do Piauí.

[email protected]

86 998026952

Cultura - Teatro Infatil

Postada em 23/04/2018 ás 15h14 - atualizada em 23/04/2018 ás 15h38

Publicada por: Geleia Total

Fonte: www.geleiatotal.com.br

Teatro Infantil: “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento”
Nova peça de teatro do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes
Teatro Infantil: “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento”

“Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento”

“Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento”, é uma adaptação dramatúrgica de Adriano Abreu para o texto original de Carlo Collodi. Escrita originalmente em capítulos, para uma série publicada no jornal infantil italiano de Ferdinando Martini, Giornale per i Bambini, em julho de 1881, a obra é interrompida pelo autor no 15° capítulo, com o boneco moribundo. Atendendo a pedidos, após algum tempo, os episódios recomeçam, já com o título que consagraria a história para sempre, "As Aventuras de Pinóquio - História de Uma Marionete", completando assim, os 36 episódios originais da obra, só publicados em livro em janeiro de 1883. O diretor do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes começou adaptar para a cena o romance original de Collodi em 2015.

As principais motivações que resultaram nesse novo trabalho do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, segundo o encenador, foram: "As características das personagens, em geral pessoas humildes, proletários, artistas mambembes, meninos de rua... Outra motivação, a que contribuiu para a escolha do tema, "Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento", foi à relação do diretor Adriano Abreu com seu filho Caio Leon.

 A história original de Pinóquio é riquíssima, permitindo inúmeras leituras, por públicos de diferentes idades. Partindo desse principio, o espetáculo inova a cena infanto-juvenil do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense, pois aborda esteticamente um dos maiores textos da literatura universal, tratando o publico infanto-juvenil como protagonista de conteúdos simbólicos e não como espectadores desprovidos de inteligência.

 A direção musical do espetáculo ficou a cargo do músico baiano Elinaldo Nascimento que realizou, um trabalho técnico relevante, na organização da trilha sonora proposta pelo grupo. A equipe traz ainda Pamela Cristiana e Paula Molinari na preparação vocal, Pablo Gomes na Iluminação e Filipe Silva na execução musical. O elenco do espetáculo é composto por Silmara Silva, que também assina a Direção de Arte, Allex Cruz, Deusa Sofia, Carlos Aguiar, Érica Anunciação e Waldfran Soares.

Segundo o encenador: “Foi muito instigador mergulhar nesse fantástico texto de 36 capítulos e, trazer a cena, aquilo que era tão essencial nessa obra criada entre 1881-1883 que, infelizmente, foi bastante deturpada, na versão que popularizou o personagem Pinóquio no filme da Disney de 1943. Ao contrario da maioria dos contos de fadas, quase a totalidade das personagens é de origem humilde, nada de reis ou princesas que buscam príncipes para salva-las. Pinóquio é, sobretudo, um ser em desenvolvimento que aprende com os desafios, erros e acertos que aparecem na sua incrível jornada. Outra característica fundamental desse trabalho foi o nosso esforço em criar um espetáculo, onde crianças e adultos possam assistir juntos, possibilitando uma diversidade de significações, independentemente da faixa etária de quem assiste.”

O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes traz para os palcos de Teresina e do Brasil mais uma produção que enaltece o nosso teatro, um trabalho cênico de alto rigor artístico, que caracteriza as montagens do grupo, certamente encantará pais e filhos.

 Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento

Uma linda história entre pai e filho que irá emocionar as famílias de Teresina

Produção: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes

28 e 29 de abril (sábado e domingo)

17h

Teatro do Boi – R. Rui Barbosa, 339 – Matadouro – https://goo.gl/maps/hjfscbwGaSN2

Ingressos: 20 (inteira), 10 (meia)

Onde comprar?

1. Banca do Joel, na Praça Pedro II

2. Ingressos para sábado: bit.ly/PinóquioeGepeto28abr

3. Ingressos para domingo: bit.ly/PinóquioeGepeto29abr

4. Por transferência bancária: 86 9811-6652

5. Na bilheteria, nos dias da peça

FICHA TÉCNICA

Titulo: Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento

Autor: Adaptação dramatúrgica de Adriano Abreu, do romance original de Carlo Collodi, “ As Aventuras de Pinóquio – História de Uma Marionete”

Direção Geral: Adriano Abreu

Atuação:

- Silmara Silva

- Carlos Aguiar

- Erica Anunciação

- Állex Cruz

- Deusa Sofia

- Waldfran Soares

Direção Musical: Elinaldo Nascimento

Direção de Arte: Silmara Silva

Cenografia: Adriano Abreu

Sonoplastia: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, Elinaldo Nascimento, Pamela Cristiana e Filipe Silva

Trilha sonora: Coletivo Piauhy Estúdio das Artes

Preparação Vocal: Pamela Cristiana e Paula Molinari

Execução Musical: Filipe Silva e Coletivo Piauhy Estúdio das Artes

Iluminação: Pablo Gomes

Concepção de Bonecos: David Ambrósio e Adriano Abreu

Divulgação e Marketing: Geléia Total - Piauí

Fotografia: José Ailson Nascimento (Um Zé)

Vídeos: Robinson Levy

Confecção de Figurinos: Figurino e Fantasia, Solange Aragão e Edite Rosa

Patrocínio: Armazém Paraíba através do SIEC – Sistema de Incentivo Estadual a Cultura

Apoio Cultural: Loja Figurino e Fantasia, Geleia Total, Teatro do Boi e Casa da Cultura de Teresina.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium