Terça, 22 de maio de 2018
(86) 99915-1055
Teresina - OAB

Postada em 03/05/2018 ás 15h40 - atualizada em 03/05/2018 ás 15h45

Publicada por: Redação

OAB-PI vai sediar congresso com tema "30 Anos da Constituição"
O encontro tem como objetivo fundamental promover a reflexão crítica entre os participantes.
OAB-PI vai sediar congresso com tema

Foto: Divulgação/OAB

“Todo poder emana do povo, que o exerce através de seus representantes ou diretamente na forma da lei”. O primeiro artigo da Constituição de 1988 consagrou os princípios da chamada democracia representativa que serão discutidos no II Congresso de Estudos Políticos e Constitucionais: 30 Anos da Constituição Federal. O evento será realizado no auditório da OAB-PI, nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio.

O encontro tem como objetivo fundamental promover a reflexão crítica entre os participantes, debatendo os entraves que devem ser superados para a efetivação dos princípios que moveram a criação da Constituição de 1988, definida por Ulysses Guimarães como “Constituição Cidadã”. Promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Naquela época, o Brasil acabara de sair do Regime Militar (1964-1984) e a sociedade brasileira buscava criar uma nova Constituição para assegurar a liberdade de pensamento e mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.

A programação está dividida em conferências que abordarão temas controvertidos da política, do constitucionalismo e da dogmática constitucional, além de discutir a história constitucional brasileira e uma projeção sobre seu futuro. “Nós vamos fazer um balanço do que foi a Constituição nesses 30 anos, quais os problemas que ela criou ou que não foi capaz de resolver sob a perspectiva constitucional”, explica a presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI, Deborah Dettmam.

Movida pelo ideal de igualdade, todos os brasileiros se tornaram iguais perante a lei e têm direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Entre os princípios fundamentais da República, estão a cidadania e a dignidade da pessoa humana com acesso à educação, à saúde e à cultura. “A OAB é essencial para promover esse debate porque ela não atua apenas como órgão classista, mas como entidade avaliadora da qualidade do ensino jurídico brasileiro, como entidade de proteção desses interesses da sociedade, legitimada a realizar o controle de constitucionalidade dos atos políticos”, afirma Deborah Dettmam.

 

Palestrantes

 

Os palestrantes abordarão problemáticas relativas à separação de poderes, aos direitos fundamentais, ao controle de constitucionalidade, à legitimidade da jurisdição constitucional e a relação entre direito e democracia. “Como se trata de evento de natureza acadêmica, todos os conferencistas são doutores na área ou experts no assunto. Ele aborda tanto a perspectiva da constituição em seu viés jurídico como também político”, esclarece a presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI.

Ainda segundo a presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI, a comemoração dos 30 anos da Constituição não impedirá uma análise crítica sobre o texto constitucional por parte dos conferencistas. “Antes disso, mais do que apenas enaltecer, o objetivo do evento também é criticar pontos negativos da Constituição. Passadas três décadas, nós sabemos que, em diversos pontos, o texto não é bem redigido, criando problemas de interpretação constitucional”, finaliza Deborah Dettmam.

Dentre os palestrantes já confirmados, está o senador (MG) Antônio Anastasia e ex-governador do Estado de Minas Gerais no período 2010/2014. Servidor de carreira da Fundação João Pinheiro, é bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição da qual também é professor licenciado. Anastasia teve destaque nacional ainda quando relatou o pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff no Senado, recomendando o seu afastamento.

 

Inscrição

O Congresso conta o apoio da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto de Estudos Políticos e Constitucionais. Para participar do evento, os interessados deverão acessar o site institucional da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), por meio do site www.oabpi.org.br/inscricao e investir um valor de R$ 33,00 (profissionais) e R$ 18,00 (estudantes). Os participantes serão certificados pela ESA-Piauí com 20 horas/aula. Outras informações: (86) 2107-5823.

 

Confira a Programação Provisória do II Congresso de Estudos Políticos e Constitucionais:

Dia 24 de maio | QUINTA

18h: Credenciamento;

18h30: Solenidade Cultural de Abertura

Cerimônia de homenagem aos deputados e senadores constituintes da Assembleia Nacional Constituinte 1987;

19h30: Conferência de Abertura do Prof. Dr. Ronaldo Porto de Macedo: “Uma critica ao uso e abuso da ideia de ponderação na interpretação constitucional”

Debatedor: Prof. Msc. Horácio Neiva Mousinho

Presidente de Mesa: Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso;

20h30: Apresentação Musical The Cello Ensemble;

21h: Encerramento Primeiro Dia.

 

Dia 25 de maio | SEXTA

14h: Conferência do Senador da República Antônio Augusto Junho Anastasia: “A nova Administração Pública Brasileira”

Debatedora: Prof.ª Drª. Deborah Dettmam Matos

15h: Conferência a confirmar

17h: Intervalo + Lançamento de Obras Selecionadas

17h: Conferência a confirmar

19h: Painel de Debate: “Teoria dos freios e contrapesos: sobre os limites dos poderes na interpretação constitucional”

Debatedores: Juiz Federal Pedro Felipe Santos

Juiz Federal Adonias Ribeiro de Carvalho Neto

Mediador: Prof. Esp. Alysson Nunes Santos;

20h: Encerramento Segundo Dia

 

Dia 26 de maio | SÁBADO

08h: Conferência da Drª. Paula Pessoa Pereira: “A força dos precedentes na jurisdição constitucional”.

Debatedor: Prof. Dr. Leandro Maciel do Nascimento

Presidente de Mesa: Prof. Esp. Samuel Barbosa de Carvalho

09h: Conferência do Prof. Dr. Valcir Gassen: “Matriz tributária regressiva e os 30 anos da Constituição Federal: pacto pela manutenção da (des)igualdade”.

Debatedor: Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento

Presidente de Mesa: Prof.ª Drª. Olívia Brandão de Melo Campelo

10h: Intervalo

10:30: Painel de Debate: “Corrupção na política: origem do problema e medidas eficazes de combate à corrupção”

Debatedores: Prof. Dr. Cleber de Deus Pereira da Silva

Juiz Federal Francisco Hélio Camelo Ferreira

Mediador: Prof. Msc. Berto Igor Caballero

12h: Encerramento 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

Betânia do Piauí Por Romário Nonato

Trabalhador de Jaicós morre após acidente em obra no interior de Betânia do Piauí

Colônia do Gurguéia-PI Por Geney Ribeiro

Prefeita Doquinha foi ao Ministério da Saúde resolver problemas de Colônia do Gurgueia-PI

São Gonçalo do Gurguéia Por Lucas Sena

Secretária de saúde realiza atendimento na comunidade saquinho

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Saúde de Água Branca realiza ação de prevenção à gripe nas escolas

Barra D'alcântara Por Cleiton Brito

Ovelha da luz a 04 filhotes de uma só vez no Piaui

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium