Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Educação ESTUDOS
09/05/2018 10h36 Atualizada há 6 anos
Por: Professor / Coach

Como conciliar estudo e trabalho?

Muitas pessoas pensam que para ser aprovado em concursos é preciso dedicar-se com exclusividade aos estudos. Se fosse assim não seria possível conciliar os estudos com o trabalho de forma produtiva. Contrariando esse pensamento, a maioria dos aprovados em concursos públicos tiveram que passar por essa dupla jornada. Conciliar trabalho e estudo pode até não ser fácil mas não é impossível.  Confira as dicas dos que conseguiram sucesso nessa missão:

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

1) Prioridade – Defina quais suas prioridades pessoais. Se a aprovação em um concurso é algo realmente importante, necessário ou desejado por você, já está dando o primeiro passo.  O que você não prioriza costuma ser negligenciado, procrastinado, mal feito ou abandonado.  

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

2) Planejamento – Planeje seu tempo estabelecendo e organizando sua rotina diária ou semanal (semana planejada é mais produtiva). Reserve seus horários de trabalho e seus horários de estudos e comprometa-se seriamente com eles. Dedique-adequadamente em ambos. Não adianta estar no trabalho pensando que poderia estar estudando, ou estar estudando com a cabeça nas tarefas do trabalho. Separe bem os dois momentos e o ideal é dedicar-se com atenção a cada momento.   

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

3) Energia - Cuide da sua disposição e energia para encarar a dupla jornada  de trrabalhos e estudos. Ative e mantenha sua energia diária ou a economize quando puder pois vai precisar de disposição para estudar. Uma dica é não esgotar toda sua energia no trabalho (uma rotina organizada e planejada pode ajudar nisso). O mais importante para ter e manter a energia: faça sempre boas escolhas alimentares (alimentação saudável e equilibrada), beba água para manter-se frequentemente hidratado (o corpo e o cérebro precisam de muita água para funcionar bem), invista numa boa noite de sono (isso vale o tempo de duração e a qualidade desse momento) e claro pratique atividades físicas regularmente (vale também pequenas caminhadas, subir as escadas do condomínio ou  circuitos funcionais nos intervalos do trabalho ou em casa).

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

4) Foco - Defina e mantenha o seu foco. Ter um foco é a melhor forma de se manter na direção e velocidade corretas e com os recursos disponíveis. Esse ponto mereceria uma matéria inteira.  O foco te mantem em ação, não ter foco é como contar apenas com a sorte. Costumo dizer aos meus alunos e coachees, depois de decidir seu foco nos estudos, imagine que você tem uma sacola com 1 "sim" e muitos "nãos"; dê o seu sim aos seus estudos e distribua não a todas as outras atividades que podem tirar esse seu foco.

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

5) Apoio – Fazer a sua escolha e ter seu momento para estudar é algo bem pessoal. Mas você pode (e deve) procurar apoio para aumentar seu conhecimento e sua disciplina. Qualquer um pode evoluir e seguir sozinho, mas há jornadas que fazemos melhor e mais rápido quando estamos acopanhados e especialmente por pessoas que conhecem o caminho. Ter apoio vai desde realizar um curso preparatório (preferencialmente perto do seu trabalho) ou pode fazer um curso preparatório "online" (esse ajuda a economizar tempo e às vezes dinheiro mas exige disciplina e comprometimento). Pode também ter um amigo mais experiente, um professor, um mentor ou um coach ajudando no seu apoio pessoal. Estar apoiado é um diferencial. 

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

6) Tempo – Administrar o seu tempo é o “pulo do gato”. Por isso você precisa estar sempre pensando formas de  criar alternativas para ganhar mais tempo. Dentre as sugestões que ajudaram estudantes a otimizar o tempo de estudos estão: negociar os períodos e os turnos de trabalho com seu chefe ou sua equipe de trabalho, buscar por empregos de meio período; em casa pedir ajuda, delegar ou terceirizar as atividades domésticas etc. Leia artigos e livros sobre produtividade, você vai se supreender como seu tempo pode ser melhor aproveitado ou multiplicado. Tempo é ouro, é vida, é sagrado! Conquiste e domine seu tempo. 

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

7) Lazer - Esse é um ponto muito importante, pois é sobre ter qualidade de vida. Em sua rotina diária ou semanal também inclua o tempo para descanso, a diversão e o lazer. Claro, sem exageros. Faça programas familiares e sociais que não sejam desgastantes, pois a intenção é "revigorar" e não "esgotar" sua disposição.  Para manter sua saúde e energia  inclusive apra ter um cérebro criativo e produtivo na aprendizagem, o lazer o descanso são fundamentais. Aposte nisso! 

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

Gostou das dicas? Quer acrescentar alguma informação ou fazer alguma pergunta sobre o assunto, deixe nos comentários.  Se quiser conhecer o trabalho de um coach de estudos e como podemos ajudar você a ter mais organização e produtividade nos estudos encontre meus contatos aqui: http://www.cleversonmoreira.com.br/

 

Foto: imagem divulgação.
Foto: imagem divulgação.

 Bons estudos! 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp