Quarta, 15 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 999558517
Oeiras

Oeiras

Thainah Cortez Correspondente do município.

[email protected]

(86) 999558517

Cidades -

Postada em 17/05/2018 ás 06h58

Publicada por: Thainah Cortez

Fonte: Mural da vila

Estelionatários tentam aplicar o golpe da máquina do cartão de crédito em Oeiras
Tentativa de golpe ocorreu no comércio oeirense.
Estelionatários tentam aplicar o golpe da máquina do cartão de crédito em Oeiras

Mais uma modalidade de golpe contra comerciantes vem sendo aplicada em Oeiras. Desta feita, os estelionatários estão aplicando o golpe da máquina de cartão de crédito e alguns comerciantes já foram alvo desta tentativa de golpe.

Esse tipo de golpe que apresenta várias modalidades não é novo e também não é o único que ocorre com alguma frequência no comércio. Todavia não havia registros da sua tentativa em Oeiras. 

Os estelionatários utilizam ao menos duas formas que são as mais comuns. Uma delas é a do comprovante de compra pré-impresso. Nesse forma o fraudador vai até a loja com antecedência ao golpe. Analisa os produtos e identifica a marca e modelo da maquininha POS do estabelecimento. Em muitos casos ele até faz uma compra pequena, apenas para ter um comprovante da maquininha em mãos, pois esse comprovante será utilizado como base para o golpe.

Tendo uma maquininha da mesma marca e modelo, o fraudador imprime um comprovante de venda, no valor do produto que ele deseja comprar na loja.

No dia seguinte ele volta a loja, faz a compra e quando vai digitar a senha do cartão cria alguma distração para reimprimir o comprovante de uma compra anterior. Ele entrega o comprovante falso pré-impresso (com valor correto) para o funcionário e retém a reimpressão. A reimpressão é utilizada apenas para que a maquininha faça um barulho e dela sai um papel, ludibriando o responsável por receber o pagamento. A pessoa confere o valor do comprovante e vê que o valor está correto, não percebendo os demais dados do comprovante e nem percebe que o mesmo não é o real.

A outra forma é o estorno da venda após emissão do comprovante. Nesse golpe, o fraudador digita a senha e aprova a transação. A maquininha emite imediatamente o comprovante da loja e é nesse momento que o fraudador rapidamente digita os códigos para estorno da venda.

O estorno gera um comprovante, que o fraudador retém consigo, de forma que o caixa da loja não identifique a fraude rapidamente.

Em todos os casos há uma preparação por parte dos golpistas, seja para criar a situação ideal para a troca da maquininha, seja para conhecer o valor do produto e pré-imprimir um comprovante falso, seja para conhecer os trâmites de estorno da venda. 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium