Sábado, 23 de junho de 2018
(86) 99915-1055
Tecnologia - Redes Sociais

Postada em 17/10/2017 ás 20h51

Publicada por:

Fonte: techmundo

WhatsApp muda e agora diz onde seus amigos estão; confira
Usuários podem interromper o compartilhamento a qualquer momento.
WhatsApp muda e agora diz onde seus amigos estão; confira

WhatsApp exibe localização ao vivo; recurso foi liberado em outubro de 2017 (Foto: Divulgação/WhatsApp)

OWhatsApp libera nesta terça-feira (17) uma nova ferramenta que permite ao usuário compartilhar a sua localização exata no mapa. Para tanto, a tecnologia tira proveito do GPS presente na maioria dos celulares e smartphones. O recurso é compatível com Android e com iPhone (iOS).

Quando ativado, o recurso exibe em tempo real a localização do usuário. Conforme a pessoa se move, o indicador no mapa também se movimenta, para refletir o trajeto. Sabe aquele amigo que costuma mandar “Estou saindo de casa”, mas na realidade nem sequer entrou no banho? Com a nova tecnologia, a artimanha está com os dias contados.

WhatsApp Beta notifica mudança de número e ganha sticker de horário

O compartilhamento de localização ao vivo chega no formato de uma mensagem no próprio chat, com a posição do remetente no mapa. Ela funciona tanto em conversas individuais quanto em conversas em grupo. Para acioná-la é preciso tocar no ícone de clipe de escritório e depois selecionar o compartilhamento de local. Na sequência, entre as opções vai aparecer “Localização atual”.

A equipe de engenharia do WhatsApp ainda incluiu uma forma de visualização que mostra, num mesmo mapa, todos os usuários que decidiram compartilhar sua posição no globo.

O recurso fica ativo por até oito horas. De acordo com encarregado pela novidade, Zafir Khan, são três opções de duração da localização ao vivo:

 

15 minutos: indicado para aqueles momentos em que você está em vias de encontrar uma pessoa, e precisa de auxílio para encontrar a rua exata. 60 minutos: indicado para quando o usuário está saindo de casa para um compromisso de carro. 8 horas: para shows, festivais e outros eventos, em que o usuário normalmente está em grupo.

 

 

“Queremos que os usuários estejam no controle. Por isso adicionamos um botão de encerrar o compartilhamento a qualquer momento”, explica Khan. O botão é apresentado em vermelho, na janela de chat, logo abaixo da mensagem com a localização em tempo real.

Khan ressalta que as informações trafegam na rede do WhatsApp com a técnica de segurança de criptografia ponta a ponta. Na prática, isso quer dizer que nem mesmo os funcionários da plataforma conseguem acessar as informações de localização, como já acontece com mensagens em texto, fotos, vídeos, áudios e chamadas de voz ou vídeo.

aplicativo mais popular do país oferecia uma ferramenta de localização geográfica que também usava o GPS do smartphone como parâmetro para enviar um ponto no mapa. No entanto, não era possível ajustar para que a localização se atualizasse constantemente.

O recurso de Localização Atual foi visto anteriormente em versões de testes do WhatsApp. Esta é a primeira vez que a companhia confirma sua existência e também a disponibilidade para toda a base de usuários – 1,3 bilhão de pessoas se conectam ao mensageiro a cada mês.

 
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Ajax e Chapadinha do Mano se enfrentarão no sábado (30) no Estádio Municipal de São João do Arraial

Joaquim Pires-PI Por João Victor

Estrela Vermelha e Audax vencem nos pênaltis e garantem vaga na final

Pau D'arco Por Ântonia da Costa

Secretaria de Saúde e o NASF realizam campanha Junho Laranja e Vermelho

Francisco Ayres-PI Por R10 municípios

Secretaria municipal de saúde realiza campanha de verminose em escola do município

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

Vereadores de Cabeceiras solicitam reforço do policiamento no município

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium