Quarta, 15 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(89) 9 9935-9989
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Henrique Guerra Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9935-9989

Cidades - Piauí

Postada em 22/05/2018 ás 08h41

Publicada por: Henrique Guerra

Fonte: CNM

Atendimento técnico: no primeiro dia de Marcha, centenas de prefeitos recebem orientações
XXI Marcha a Brasília
Atendimento técnico: no primeiro dia de Marcha, centenas de prefeitos recebem orientações

Centenas de gestores municipais que vieram à capital para participar da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios receberam atendimento técnico, nesta segunda-feira, 21 de maio, oferecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Em pontos de atendimento divididos por áreas como Saúde, Educação, Saneamento, Finanças, Jurídico entre outras, os prefeitos encontram orientações e informações para auxiliar na gestão municipal. Além disso, os participantes contaram com totens, onde puderam conhecer e aprender mais sobre as funcionalidades exclusivas no Espaço do Contribuinte, como Sistema de Convênios (Siconv), Transferências Constitucionais, Indicadores do Desenvolvimento Municipal Sustentável entre outras.

 

Primeiro prefeito a ser atendido nos totens do Espaço do Contribuinte, Alessandru Alves, do Município de Campo Redondo (RN), que contribui para a entidade desde 2013 e também secretário-geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), elogiou as funcionalidades do espaço e destacou as novas funções disponíveis. “Eu achei a Mandala Municipal muito interessante. E fiquei feliz porque, vendo a realidade do meu Município, vi que ele melhorou muito de 2013 [quando assumimos] pra cá, na questão das emendas, dos índices sociais. Então a gente fica feliz.”, avaliou.

 

Em seu primeiro mandato e segundo ano participando da Marcha, o prefeito de Porto Feliz (SP), Antônio Prado, já havia sido atendido pelas áreas de Saúde, Turismo e Mobilidade Urbana. Segundo Prado, a Confederação é uma aliada importante na gestão e nas conquistas municipais. “A CNM faz um trabalho muito importante também de acompanhamento dos indicadores do Município. Pra gente fazer um planejamento, a gente precisa de indicadores. Nem sempre os Municípios têm esses dados e a CNM proporciona isso pros prefeitos. Um trabalho excepcional”, afirmou.

 

Saneamento

A técnica em Saneamento da CNM, Priscila Álvares, informou que houve uma procura muito grande no atendimento da área. Os gestores buscavam, em sua maioria, informações sobre recursos da União a fundo perdido para investimento em saneamento básico, em especial para a gestão de resíduos sólidos; além de relatos de ações de sucesso de outros Municípios que possam servir de ideia de gestão. Segundo a técnica, “os Municípios estão começando a perceber a importância do tratamento dos resíduos sólidos, tratando de forma separada os secos e orgânicos”.

 

O atendimento técnico ficará disponível durante toda a XXI Marcha, que acontece até o dia 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium