Terça, 21 de agosto de 2018
(86) 99915-1055
CONPIALPER superbanner posição 3
Política - Presidente

Postada em 22/05/2018 ás 10h32 - atualizada em 22/05/2018 ás 10h33

Publicada por: Redação

MDB pressiona Temer a desistir da reeleição e abrir caminho a Meirelles
Presidente tornou-se fardo para os colegas de partido que disputarão as eleições.
MDB pressiona Temer a desistir da reeleição e abrir caminho a Meirelles

Foto: Reprodução

Isolado dentro do MDB, o presidente Michel Temer participará hoje do lançamento do documento “Encontro para o futuro”, da Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília, pressionado por seus colegas de partido a anunciar publicamente que não será candidato à reeleição, informou o O Globo.  Estimulado por diferentes diretórios do MDB a lançar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Temer se mantinha, até ontem (21) à noite, reticente em decretar o fim de sua carreira política.

Presidente mais impopular da história, com apenas 7% de aprovação, Temer tornou-se, segundo o site, um fardo para os colegas de partido que disputarão as eleições de outubro. Decretar o fim das aspirações eleitorais do presidente e relegar seu governo ao passado é o desejo da maioria dos líderes do MDB, que pretendem levar aos holofotes a pré-candidatura de Meirelles como uma tentativa de tirar de cena o governo Temer a seis meses do fim. O presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), formatou o encontro da Fundação para forçar uma aclamação de Meirelles. Daí a intenção da cúpula do partido de usar o documento para discutir propostas para o futuro. Até ontem à noite, estava prevista uma fala de Temer no evento sobre economia, mas havia dúvida sobre o anúncio da desistência presidencial.

As articulações para convencer o presidente a anunciar o apoio a Meirelles se estenderam por todo o dia de ontem. Enquanto Temer ouvia seus ministros mais próximos, como o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, contrários ao anúncio por considerar que ele precipitaria o fim político do governo, integrantes do parlamento articulavam para pressionar Temer a fazer o anúncio.

Uma conversa de Meirelles com o coordenador do projeto eleitoral de Michel Temer, o secretário-executivo da Fundação Ulysses Guimarães, João Henrique de Almeida Sousa terminou com o entendimento de que seria necessário convencer o presidente a desistir.

— Amanhã, você fala como candidato, que eu vou convencer o presidente a anunciar o seu nome — disse João Henrique a Meirelles.

Temer foi avisado de que os parlamentares do MDB querem que ele desista oficialmente de sua candidatura, durante o evento de hoje, e que o partido dê a largada na candidatura de Meirelles. Ontem, a bancada do Senado reagiu mal à informação de que Temer não desistiria com todas as letras, para manter o controle das negociações. Houve irritação com o núcleo palaciano, que está aconselhando Temer a não ter pressa.

Depois de participar de um ato político em favor da candidatura de Meirelles no Mato Grosso do Sul, no fim de semana, a líder do MDB no Senado, Simone Tebet (MS), disse ontem que o partido não pode mais esperar para lançar o nome do ex-ministro. Os defensores da candidatura de Meirelles avaliam que é preciso dar tempo ao ex-ministro para ver se sua candidatura decola nas pesquisas até as convenções de julho. A indefinição de Temer só atrapalharia esse propósito.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

SEMDAS promove ação social no bairro São Cristovão

Brasileira Por Giva Ferreira

Campanha Agosto Dourado: Mês do aleitamento materno em Brasileira

Agricolândia-PI Por Gilberto Alencar

Abertura dos festejos do Buraco Dágua será com Chico Seresteiro e banda

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

Dia dos pais foi comemorado na escola municipal Olho D'água

São João da Serra Por Cosme Jales

Calendário para cadastro Garantia Safra disponível em São João da Serra

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium