Quarta, 19 de setembro de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Novo Oriente

Postada em 29/05/2018 ás 15h20 - atualizada em 29/05/2018 ás 15h21

Publicada por: Redação

Fonte: TRE-PI

TRE-PI cassa prefeito e vice e município passará por novas eleições
Prefeito e vice foram cassados por abuso de poder econômico.
TRE-PI cassa prefeito e vice e município passará por novas eleições

Prefeito Arnilton

Em sessão realizada nessa segunda-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a sentença do Juiz da 18ª Zona Eleitoral (Valença do Piauí-PI), Juscelino Norberto da Silva Neto, que, em 01.09.17, nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE nº 1-28.2017.6.18.0018, cassou os mandatos do prefeito Arnilton Nogueira dos Santos (PTC) e da vice, Maria do Socorro Veloso Pinto (reeleita), por abuso de poder econômico.

A sessão foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. O processo foi ajuizado na Zona pela Coligação Compromisso Trabalho e Realização (PTB/PT/PSB).

Afirmam os investigantes que Marcos Vinícius Cunha Dias (PSDB), na condição de prefeito de Novo Oriente, em apoio à candidatura de Arnilton Nogueira, teria enviado para Câmara Municipal, em 26.08.16, o Projeto de Lei nº 04 concedendo reajuste salarial aos servidores públicos municipais e a equiparação do piso nacional dos profissionais do magistério no citado município, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2016, bem como de ter convocado, entre os dias 06 de junho e 07 de julho do mesmo ano, 32 servidores concursados aprovados em 2014 para assumirem cargo em pleno período eleitoral, violando, assim o princípio de isonomia na disputa.

O juiz julgou procedente as denúncias para cassar os diplomas e os respectivos mandatos dos impugnados, bem como aplicar ao ex-prefeito, Marcos Vinícius, pena de inelegibilidade por 8 anos, prazo a ser contado a partir das eleições de 2016.

O Tribunal decidiu, por maioria (5X1), nos termos do voto do relator, juiz Astrogildo Mendes de Assunção Filho e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé da Fonseca, manter a sentença de 1º grau quanto a condenação por aumento de remuneração dos servidores públicos para cassar os mandatos do prefeito e da vice.

O município de Novo Oriente do Piauí, que fica a 235 km ao sul da capital piauiense, deverá passar por nova eleição para prefeito e vice, data esta ainda a ser marcada pelo TRE-PI após exaurimento definitivo da instância ordinária, o que nesse regional ocorre, em tese, com o transcurso de prazos para eventuais embargos de declaração.

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

São Francisco - MA Por R10 municípios

LUTO: Morre Ex-vereador de São Francisco do Maranhão Assis Paraibano

Barra D'alcântara Por Cleiton Brito

Fisioterapeuta Realiza Atendimento em Pacientes Acamados na Zona Rural

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Defesa Civil recebe equipe do SISAR Piauí

Amarante-PI Por Diogo Costa

Amarante receberá ações do Projeto Rondon no município

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

População da zona urbana de Cabeceiras sofre com falta de água

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium