Domingo, 17 de junho de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 99484-4557
Demerval Lobão - PI

Demerval Lobão - PI

Katia Cruz Kátia Cruz é correspondente do Portal R10, no município de Demerval Lobão-PI

[email protected]

(86) 99484-4557

Cidades - Greve

Postada em 07/06/2018 ás 15h19 - atualizada em 07/06/2018 ás 15h27

Publicada por: Katia Cruz

Fonte: Redação: Gleydjane Moura e Camila Santos (SINTE-PI)

Trabalhadores em educação da rede estadual retomam a greve nesta quinta (07)
Movimento por tempo indeterminado
Trabalhadores em educação da rede estadual retomam a greve nesta quinta (07)

Foto (reprodução)

Os trabalhadores da rede estadual de educação estiveram reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (07/06) decidiram por retomar a partir de hoje (07) e permanecer no movimento por tempo indeterminado até que o governo pague o reajuste dos trabalhadores em educação acordado na justiça.

A categoria reivindica o que foi acordado judicialmente, o reajuste de 6,81% para os professores (ativos, aposentados e pensionistas) e para os funcionários de escola o reajuste de 3,15% referente ao ano de 2017 e 3,95% referente ao ano de 2018. O Acordo foi assinado pelo Sinte-PI, representantes do governo do estado, OAB e Ministério Público.Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI, abordou a quebra do contrato onde “O Governo desrespeitou não só a categoria mas toda a sociedade. A greve só será finalizada após o pagamento do reajuste na conta dos trabalhadores”, destacou.

Participaram da assembleia servidores ativos, aposentados e alunos de algumas escolas da capital, que se manifestaram apoio ao movimentos dos trabalhadores em educação por melhoria da educação e da valorização dos profissionais. Entre gritos e saudações aos presentes, a representante dos estudantes do ensino Médio da escola Liceu Piauiense, Eduarda, posicionou-se a favor do ato grevista “Os professores tentaram o acordo no começo do ano, eles voltaram por acreditarem que o Governo cumpriria seu papel. Estou aqui junto aos outros alunos, porque acredito que o professor deva receber o que é seu por direito”, constatou a aluna.

Professores e alunos destacaram também os problemas enfrentados diariamente nas escolas; falta de lanche e almoço para escolas de tempo integral, espaços degradados e o desvalorização dos aposentados, entram na pauta.

A professora Paulina enfatizou que “o Acordo judicial tem força de lei, não vamos aceitar que o governo do estado engane nossa categoria, a sociedade e a justiça. A Greve é retomada no dia de hoje por tempo indeterminado, uma vez que estávamos em estado de greve. Sabemos que não será fácil, mas seremos penalizados se não fizermos este movimento. Queremos nosso reajuste e melhores condições de trabalho”, disse Paulina.

Na próxima quarta-feira (13) acontecerá nova Assembleia da categoria às 8h30 no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira.

Redação: Gleydjane Moura e Camila Santos (SINTE-PI)

Foto: Gleydjane Moura

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
TV R10 Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium