Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí promoveu na última terça-feira (12) o I Festival de Memes. A ideia para a realização do evento surgiu em sala de aula, na disciplina de Leitura e Produção de Texto, na descrição sobre hipertextualidade e interpretação, associado ao uso de imagens e construção de sentidos, onde a professora pediu aos alunos que se apresentassem através de um meme.
O objetivo da iniciativa é compartilhar textos produzidos pelos alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I ofertada pelos cursos de Letras Português e Letras Francês e, dentro dessa proposta, apresentar memes partilhando ideias e experiências que os alunos vivenciaram, até o momento, na UFPI.
De acordo com a Profa. Dra. Maria Angélica Freire, a principal proposta é pensar e produzir memes relatando o cotidiano universitário na UFPI de forma criativa e inovadora, com responsabilidade social e respeito às diversidades. A professora conta com as melhores expectativas possíveis. “A expectativa é sempre a melhor, procurei extrair do universo deles algo que chamasse atenção e tornasse educativo”, disse.
O evento fez o maior sucesso entre os estudantes da UFPI e contou com apresentações musicais, oficinas para construção e exposição de memes, declamação de poesias e batalha de memes.
Concurso “Batalha dos Memes”
Durante o evento, houve uma “Batalha dos Memes”, onde alunos do cursos de Letras Português e Letras Francês produziram memes que relatavam o cotidiano dos universitários ufpianos e disputaram o prêmio de melhor meme. Os jurados levaram em conta a criatividade, autoria das imagens utilizadas e a responsabilidade do conteúdo.
O primeiro colocado ganhará um vale-livros no valor de R$50,00. O Segundo colocado levará uma linda camisa estampada com um meme de sua preferência e, por fim, o terceiro colocado ganhará botons com a temática do festival.