Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Portal R10
Sábado, 18 de Janeiro de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Eleições
R10 Eleições
Tudo sobre as eleições municipais no Piauí.
Política Política
26/09/2022 07h59 Atualizada há 2 anos
Por: Bruna Dias

Pesquisa IPPI: Rafael Fonteles tem 41,9% e Silvio Mendes, 36,10%

Novo levantamento do IPPI Pesquisas e Consultoria divulgado pelo 180 graus nesta segunda-feira (26), revela que o candidato Rafael Fonteles (PT) apresentou crescimento e está à frente de Silvio Mendes (União Brasil) na disputa pelo governo do Piauí.

O 180graus contratou o instituto IPPI para levantamentos sobre as intenções de votos dos piauienses para as eleições deste ano com o objetivo é balizar os números dos institutos tradicionais que divulgam dados sobre o eleitorado, tendo em vista que alguns divergem entre si. Todas as pesquisas foram realizadas com 2.000 entrevistados, que é o maior número já pesquisado entre os institutos.

Pesquisa IPPI: Rafael Fonteles tem 41,9% e Silvio Mendes, 36,10%

Três pesquisas já foram realizadas pelo IPPI e elas mostram o crescimento de Rafael em comparação a Silvio Mendes. No primeiro levantamento, do dia 1º de setembro, Rafael tinha 35,38% e Silvio 32,43%. Já no dia 20 de setembro, o petista tinha 40% contra 34,7% do candidato do União Brasil. Já neste novo levantamento, Rafael subiu para 41,9% e Silvio aparece com 36,10%, que na avaliação dos votos válidos, o candidato da situação vence no primeiro turno.

Confira a comparação dos dados:

Consultor do IPPI, o professor doutor Jefferson Leite, que tem doutorado em Matemática Aplicada pela Unicamp, comentou a evolução das pesquisas.

“Nessa primeira pesquisa registrada a gente percebe uma dianteira, não um empate técnico, mas uma dianteira do Rafael em comparação ao Silvio. Naquele momento a gente tem a percepção de que o Rafael teria um potencial de crescimento bem maior que o Silvio porque a gente observa o que está acontecendo nos apoios, quando você põe o Rafael com apoio de Lula e Wellington e o Silvio Mendes com apoio de Ciro Nogueira, você percebe uma diferença bem maior de votos, o que nos leva a ter a percepção de um potencial de voto muito maior do Rafael com relação ao Silvio”, afirma.

Confira os dados da pesquisa do dia 1° de setembro:

“Nessa percepção de votos com apoio, o Rafael ganharia até no primeiro turno, a partir dai a gente prossegue para a segunda pesquisa, dia 20 de setembro, a gente percebe a diferença de pouco mais de 2% para 5,3%, o que corrobora com a questão do potencial de crescimento, Rafael continua crescendo, Silvio também cresce, mas Rafael cresce mais, aumenta a ponto de, mesmo sem olhar as questões dos apoios, se mantiver isso ai Rafael já ganha no primeiro turno”, disse Jefferson Leite.

Confira os dados da pesquisa do dia 20 de setembro:

“Na terceira, a gente vê mais uma vez Rafael aumentando a diferença em relação ao Silvio, com potencial de crescimento, visto que com apoio ele cresce mais ainda e nessa quando você olha os votos válidos, já percebe que ele tem 51% dos votos, o que não é com folga, mas mostra Rafael ganhando no primeiro turno. Outra particularidade é o volume de campanha maior, a partido do momento que você olha o potencial do voto e quando você olha essa diferença que já está chegando a 6%. Nesse comportamento, observamos que não tem mais empate técnico e que o Rafael tem sim, toda a condição de ganhar no primeiro turno, mantendo e aumentando, como ele está fazendo, a diferença para a próxima semana”, conclui o consultor da IPPI.

Confira os dados da pesquisa do dia 26 de setembro:

 

Fonte: 180 graus
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp