Marcelo Gallardo deixará o River Plate em dezembro. O comunicado foi feito pelo próprio treinador, nesta quinta-feira (13), em entrevista coletiva.
Depois de mais de oito anos à frente dos Millonarios, o técnico comunicou os torcedores sobre o fim do ciclo com o River. O futuro do comandante ainda é uma incógnita, mas o argentino sempre teve o futebol europeu como destino especulado.
"Estou na presença do presidente, o qual comuniquei que no final do meu contrato, que termina em dezembro , que não seguirei no River Plate. É muito difícil, muito sentido. Sabia que seria um momento muito delicado", disse Gallardo, emocionado.
No River, onde é ídolo como jogador, Gallardo também fez história como técnico. Bicampeão da Conmebol Libertadores (2015 e 2018), ele também faturou a Copa Sul-Americana (1), a Recopa Sul-Americana (3), a Taça Suruga (1), a Copa Argentina (3), o Campeonato Argentino (1), Troféu de Campeões (1) e a Supercopa Argentina (2), se tornando o treinador mais vitorioso da historia do clube.
Ao todo, desde a estreia pelo clube em 2014, Gallardo comandou o River em 421 jogos, vencendo 227, empatando 110 e tendo 84 derrotas
O Mundial de Clubes foi a única pedra no sapato do treinador, que assumiu o River em 2014 para iniciar uma revolução no Monumental. O Nacional, do Uruguai, foi o seu primeiro time, em 2012, quando faturou a Liga Uruguaia.