Terça, 22 de Junho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

33°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Teresina Mortes por infecção
19/06/2018 08h40 Atualizada há 3 anos
Por: Vitória Vivian

CRM aprova interdição da Maternidade Evangelina Rosa

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Após fiscalização na maternidade Dona Evangelina Rosa e a confirmação da morte de duas mulheres por infecção ocorrida na semana passada, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), votou na noite dessa segunda-feira (18) favorável ao indicativo de interdição ética da maternidade.

Estiveram presentes na reunião, representantes do Conselho Regional de Medicina e Enfermagem, e também do Ministério Público do Piauí (MP-PI). De acordo com a promotora de justiça, Carla Carvalho, além das duas mortes por infecção hospitalar, foi constatado que sete mulheres permanecem internadas com o mesmo problema.

A equipe de fiscalização concluiu que a atual estrutura da maternidade é considerada de alto risco para recém-nascidos e parturientes, colocando em risco a vida dos pacientes.

“A  UTI da maternidade está sem exames laboratoriais para que os médicos pudessem evoluir e tomar condutas médicas e pouquíssimos exames estão sendo feitos. Na ala B, cinco pacientes com infecção, na UTI materna três pacientes com infecção, além da deficiência de medicamentos e insumos”, afirmou a promotora.

Além da interdição ética do local, o ministério público deu um prazo para que a secretária de saúde resolva os problemas, caso contrário à maternidade pode ser interditada definitivamente. Após 30 dias o plano operativo será revisto, pelo Ministério Público e Secretaria de estado,  para verificar as melhorias, vindo depois a ser votado em plenário para confirmar se o plano operativo foi efetivado.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp