Domingo, 22 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

30°

23° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Política Investigados
21/06/2018 08h15 Atualizada há 4 anos
Por: Vitória Vivian

Dilma e conselho da Petrobras são processados por compra de refinaria

A Comissão de Valores Mobiliários abriu um processo contra 12 conselheiros de administração da Petrobras durante a compra da refinaria de Pasadena, localizada nos Estados Unidos, em 2006.

A autarquia acusa os conselheiros, o que inclui a ex-presidente Dilma Rousseff, na época ministra da Casa Civil, de não terem atuado no melhor interesse da companhia ao aprovar a operação.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Além de Dilma, os acusados no processo são Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda; José Sergio Gabrielli, que era o presidente da petroleira; e os ex-diretores Guilherme Estrella, Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Almir Barbassa e Ildo Sauer.

De acordo com a UOl, o processo foi instalado pela CVM a partir de um inquérito aberto em 2014. Completam a lista Claudio Haddad, presidente do conselho do Insper, Fabio Barbosa, ex-presidente do Santander e Gleuber Vieira, general da reserva.

A defesa de Dilma disse ao Tribunal de Contas da União que a ex-presidente foi vítima de um "conluio fraudulento" entre a diretoria internacional da Petrobras e executivos da Astra Oil, que foi quem vendeu a refinaria. A argumentação é que o conselho teria sido induzido a erro. Em dezembro de 2017, a força-tarefa da Lava Jato denunciou o ex-senador Delcídio do Amaral e mais dez pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro em razão da compra.

Outros três inquéritos investigam a conduta de administradores da Petrobras. Um deles examina construção da Refinaria Abreu e Lima; outro trata da construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e o terceiro investiga a contratação da consultoria holandesa SBM Offshore.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp